Mostrar registro simples

dc.contributor.authorAlmeida, Dóris Bittencourtpt_BR
dc.date.accessioned2017-06-08T02:30:51Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.issn0102-7735pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/159343pt_BR
dc.description.abstractEste é um estudo que analisa redações escolares produzidas por estudantes que participaram do Programa de Integração Universidade e Escolas de 1º Grau de Periferia Urbana da Grande Porto Alegre (PERICAMPUS), coordenado pela Faculdade de Educação/Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Foram localizados mais de 150 escritos de alunos da 5ª a 8ª série do Primeiro Grau, entre os anos 1986 a 1991. Por meio da análise documental, realizou-se um mapeamento com o objetivo de identificar os temas das redações e problematizar o conteúdo discursivo dos escritos. O trabalho se insere no campo da História da Educação, em suas interfaces com a História da Cultura Escrita.pt_BR
dc.description.abstractThis is a study that analyzes school essays produced by students who attended the University and school integration Program of the first degree of the urban periphery of Porto Alegre (PERICAMPUS), coordinated by the Faculty of Education/UFRGS. We have located more than 150 writings of students from 5th to 8th grade of elementary school, between the years 1986 to 1991, through a analysis of documents, a mapping to identify the subjects of essays and the questioning of the discursive content of the writings. The research falls within the field of history of education, in its interfaces with the history of written culture.en
dc.description.abstractEste es un estudio que analiza ensayos escolares producidos por los estudiantes que asistieron a la Universidad y el Programa de integración escolar de primer grado de la periferia urbana de Porto Alegre (PERICAMPUS), coordinado por la Facultad de Educación/UFRGS. Fueron ubicados más de 150 escritos de alumnos de 5 º a 8 º grado de primaria, entre los años 1986 a 1991. A través del análisis de documentos, hicimos un mapeo para identificar los temas de ensayos y el cuestionamiento del contenido discursivo de los escritos. La investigación se enmarca dentro del campo de la historia de la educación, en sus interfaces con la historia de la educación, en sus interfaces con la historia de la cultura escrita.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofEducação em questão. Natal. Vol. 53, n. 39 (jan./dez. 2015), p. 132-158pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectHistória da educaçãopt_BR
dc.subjectHistory of educationen
dc.subjectProgram of the first degree of the urban periphery of Porto Alegre/PERICAMPUSen
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectSchool writingsen
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectHistoria de la educaciónes
dc.subjectPrograma de integración escolar de primer grado de la periferia urbana de Porto Alegre/PERICAMPUSes
dc.subjectEscrituras de la escuelaes
dc.titleEsquecidas em um armário : redações escolares desenvolvidas no Programa PERICAMPUS/UFRGS (1987-1991)pt_BR
dc.title.alternativeForgotten in a closet : s choll essays developed in the Program PERICAMPUS/UFRGS (1987-1991)en
dc.title.alternativeOlvidado en un armario : ensayos de la escuela desarrollados en el Programa PERICAMPUS/UFRGS (1987-1991)es
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001015661pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples