Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorTinoco, Maria Auxiliadora Cannarozzopt_BR
dc.contributor.authorMonteiro, Alexsandropt_BR
dc.date.accessioned2017-06-07T02:41:42Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/159307pt_BR
dc.description.abstractO setor de compras nas empresas tem se deparado com a necessidade de tornar-se mais eficiente e eficaz em suas aquisições, por isso, as organizações têm aderido ao uso de ferramentas estratégicas de compras adequadas às suas necessidades. Por este motivo, o presente trabalho objetivou propor um modelo de gestão de compras de materiais e serviços em uma empresa privada do agronegócio Matogrossense de nutrição animal, alinhado às suas estratégias. Desta forma, o trabalho estruturou-se em dois artigos. No primeiro artigo foi realizada uma análise no processo de compras praticado na empresa, para verificar o alinhamento do modelo de gestão do setor de materiais e serviços às estratégias da empresa, através do mapeamento do processo de compras e de uma entrevista semi estruturada com a direção da empresa responsável pela área, no intuito de verificar o alinhamento do processo utilizado com as estratégias da empresa. No segundo artigo, realizou-se a proposição do modelo de gestão de compras de materiais e serviços para a empresa, partindo das necessidades estratégicas identificadas no primeiro artigo e do levantamento dos principais modelos de gestão estratégica de compras de materiais e serviços existentes na literatura. Um modelo estratégico de gestão de compras para a empresa em estudo, foi estruturado através de um diagrama SIPOC e de um fluxograma detalhado do processo e, posteriormente, validado junto à diretoria da empresa. Obteve-se então, como resultado, um modelo de gestão capaz de alinhar o setor de compras de materiais e serviços às estratégias da empresa. O modelo contém, além do detalhamento das etapas do processo de compra, a proposta do uso de ferramentas de compras estratégicas adequadas ao perfil da empresa, como a Matriz de Kraljic (1983) aliada ao modelo de Ogden (2003), ambas adaptadas ao contexto analisado.pt_BR
dc.description.abstractThe purchasing department in companies has been faced with the need to become more efficient and effective in their acquisitions, so organizations have joined the use of strategic tools appropriate to their shopping needs. Therefore, this study aimed at proposing a purchasing management model of materials and services in a private company in Mato Grosso agribusiness animal nutrition, aligned to its strategies. For this purpose, work was structured in two articles. The first article it was done an analysis in the shopping process practiced for the company, to check the alignment of the materials and services sector of the management model to business strategies, through the purchasing process mapping and a semi structured interview with the company´s management responsible for the area, in order to verify the alignment process used, with the company's strategies. On the second article, took place on purchasing management model proposition of materials and services for the company, starting from the strategic needs identified on the first article and the survey of the main models of strategic management purchases of materials and services available in the literature. A strategic model of purchasing management for the company under investigation, it was structured through a SIPOC diagram and a detailed flow chart of the process and subsequently validated by the company´s staff. There was thus, as a result, a management model able to align the purchasing department of materials and services to the company's strategies. The model contains, in addition to detailing the stages of the buying process, the proposed of use of strategic purchasing tools appropriate to the company profile, such as the Mother of Kraljic (1983) combined with the model of Ogden (2003), both adapted to the analyzed context .en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPurchasing processen
dc.subjectSistemas de produçãopt_BR
dc.subjectStrategic management of purchasesen
dc.subjectAgronegóciopt_BR
dc.subjectPurchasing management modelen
dc.subjectGestão estratégicapt_BR
dc.subjectStrategic alignmenten
dc.subjectComprapt_BR
dc.titleProposição de modelo estratégico de gestão de compras de materiais e serviços para uma empresa de nutrição animalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000966136pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem