Mostrar registro simples

dc.contributor.authorAmaral, Caroline Bohrer dopt_BR
dc.contributor.authorSonego, Anna Helena Silveirapt_BR
dc.contributor.authorBehar, Patrícia Alejandrapt_BR
dc.contributor.authorBecker, Maria Luiza Rheingantzpt_BR
dc.contributor.authorFonseca, Ana Luísa Cardosopt_BR
dc.contributor.authorSlodkowski, Bruna Kinpt_BR
dc.contributor.authorJustin, Larissa Camargopt_BR
dc.contributor.authorRosa, Lucas Souza dapt_BR
dc.date.accessioned2017-06-07T02:41:31Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.issn1679-1916pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/159300pt_BR
dc.description.abstractEste artigo trata de um ambiente virtual de aprendizagem (AVA), Planeta ROODA, voltado à educação escolar. O objetivo é investigar como professores do ensino fundamental elaboram propostas pedagógicas para o AVA considerando-se princípios teóricos interacionistas como as trocas sociais, o interesse e a atividade do estudante. Um levantamento de artigos demonstrou haver um número escasso de produções científicas envolvendo AVA e ensino fundamental. A metodologia de pesquisa é estudo de caso. Os dados constituem-se de entrevistas com professores e registros de atividades realizadas em um curso de extensão. Como resultados, constata-se, com os cursos, que as funcionalidades do Planeta ROODA podem potencializar a construção de propostas pedagógicas interacionistas. Como exemplo, consideram-se a troca de ideias, o compartilhamento de produções assim como a autoria de textos, desenhos, vídeos e projetos. As entrevistas mostraram que a estrutura tecnológica de escolas públicas é precária, especialmente quanto à disponibilização de internet. Por outro lado, o celular está presente no cotidiano dos estudantes e alguns professores os utilizam em suas práticas. Tal fato corroborou para o desenvolvimento da terceira versão do Planeta ROODA, a qual contará com uma versão para dispositivos móveis.pt_BR
dc.description.abstractThis article deals of a virtual learning enviroment (VLE), ROODA Planet, in order to schooling. The objective is to investigate how elementary school teachers elaborate proposals to the VLE considering the interactionist theoretical principles as socials exchanges, the interest and the student activity. An analysis of articles on the subject demonstrate a small number of scientific productions involving the study of VLE in elementary schools. The research methodology is a case study. The datas made up of interviews with teachers and activity logs an extension course with the VLE. As a result, as seen during the extension course, the features of ROODA Planet can increase the construction of interactionist pedagogical proposals. As example, considering sharing of ideias, sharing posts like written texts, drawings, videos and projects. The interviews show that the technological structure of public schools is poor, especially the availability of the internet. On the other hand, the smartphones are widely present in the daily lives of students and teachers, who use in their activities. This fact corroborated for the development of the third version of ROODA Planet, which will feature a mobile version.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRENOTE : revista novas tecnologias na educação. Vol. 14, n. 2 (jul. 2016), 10 f.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectPedagogic proposalsen
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectVirtual learning environmenten
dc.subjectAmbiente virtualpt_BR
dc.subjectElementary schoolen
dc.subjectAmbiente de aprendizagempt_BR
dc.titlePlaneta ROODA : inovações no AVA a partir de propostas pedagógicas para o ensino fundamentalpt_BR
dc.title.alternativePlanet ROODA: innovations in the VLE from pedagogical proposals for elementary education en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001015624pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples