Histórias em quadrinhos no contexto dos dispositivos móveis : aspectos teóricos e análise de usabilidade
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Date
2016Author
Type
Title alternative
Comics in the context of mobile devices: theoretical aspects and usability analysis
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
Os meios de comunicação têm passado por mudanças estruturais com a convergência digital. Os modos de produção e de consumo têm sido afetados, e produtores e editoras buscam as melhores formas de se adaptar ao ambiente digital. Com as histórias em quadrinhos não é diferente, e essas passam por um momento de hibridização, em que recursos hipermidiáticos são incorporados à sua linguagem tradicional. No entanto, estudos sobre usabilidade em aplicativos do tipo ainda são raros. Este artigo tem como ...
Os meios de comunicação têm passado por mudanças estruturais com a convergência digital. Os modos de produção e de consumo têm sido afetados, e produtores e editoras buscam as melhores formas de se adaptar ao ambiente digital. Com as histórias em quadrinhos não é diferente, e essas passam por um momento de hibridização, em que recursos hipermidiáticos são incorporados à sua linguagem tradicional. No entanto, estudos sobre usabilidade em aplicativos do tipo ainda são raros. Este artigo tem como objetivo principal analisar a usabilidade do aplicativo Bottom of the Ninth para iPad, com base em heurísticas específicas para dispositivos móveis. Para tanto, realiza-se uma revisão bibliográfica sobre histórias em quadrinhos digitais e usabilidade. Este levantamento teórico pretende dar base à análise proposta, em que um usuário iniciante e um experiente realizam tarefas e os resultados são descritos para que melhorias possam ser sugeridas. ...
Abstract
Media have been through major chances with digital convergence. The production and consumption have been affected, and producers and publishers seek the best ways to adapt to the digital environment. The situation with comics is the same, as they go through a hybridization moment, where hypermedia resources are incorporated to its traditional language. However, usability studies on these apps are still rare. This article aims to analyze the usability of the app Bottom of the Ninth for iPad. The ...
Media have been through major chances with digital convergence. The production and consumption have been affected, and producers and publishers seek the best ways to adapt to the digital environment. The situation with comics is the same, as they go through a hybridization moment, where hypermedia resources are incorporated to its traditional language. However, usability studies on these apps are still rare. This article aims to analyze the usability of the app Bottom of the Ninth for iPad. Therefore, a bibliographic research on digital comics and usability is made. This study aims to underpin the proposed analysis, in which an expert user and a novice user perform tasks and the results are described so that improvements can be suggested. ...
In
InfoDesign : Revista Brasileira de Design da Informação. [São Paulo], SBDI. Vol. 13, n.1 (2016), p. 22-38
Source
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