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dc.contributor.authorFensterseifer, Thais Arnoldpt_BR
dc.contributor.authorKrening, Thiago da Silvapt_BR
dc.contributor.authorTeixeira, Fabio Goncalvespt_BR
dc.contributor.authorSilva, Tania Luisa Koltermann dapt_BR
dc.contributor.authorSilva, Regio Pierre dapt_BR
dc.date.accessioned2017-06-07T02:39:53Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.issn1808-5377pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/159234pt_BR
dc.description.abstractOs meios de comunicação têm passado por mudanças estruturais com a convergência digital. Os modos de produção e de consumo têm sido afetados, e produtores e editoras buscam as melhores formas de se adaptar ao ambiente digital. Com as histórias em quadrinhos não é diferente, e essas passam por um momento de hibridização, em que recursos hipermidiáticos são incorporados à sua linguagem tradicional. No entanto, estudos sobre usabilidade em aplicativos do tipo ainda são raros. Este artigo tem como objetivo principal analisar a usabilidade do aplicativo Bottom of the Ninth para iPad, com base em heurísticas específicas para dispositivos móveis. Para tanto, realiza-se uma revisão bibliográfica sobre histórias em quadrinhos digitais e usabilidade. Este levantamento teórico pretende dar base à análise proposta, em que um usuário iniciante e um experiente realizam tarefas e os resultados são descritos para que melhorias possam ser sugeridas.pt_BR
dc.description.abstractMedia have been through major chances with digital convergence. The production and consumption have been affected, and producers and publishers seek the best ways to adapt to the digital environment. The situation with comics is the same, as they go through a hybridization moment, where hypermedia resources are incorporated to its traditional language. However, usability studies on these apps are still rare. This article aims to analyze the usability of the app Bottom of the Ninth for iPad. Therefore, a bibliographic research on digital comics and usability is made. This study aims to underpin the proposed analysis, in which an expert user and a novice user perform tasks and the results are described so that improvements can be suggested.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofInfoDesign : Revista Brasileira de Design da Informação. [São Paulo], SBDI. Vol. 13, n.1 (2016), p. 22-38pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectComicsen
dc.subjectDispositivos móveispt_BR
dc.subjectUsabilityen
dc.subjectUsabilidadept_BR
dc.subjectDesign : Projetopt_BR
dc.subjectMobile devicesen
dc.subjectHistória em quadrinhospt_BR
dc.titleHistórias em quadrinhos no contexto dos dispositivos móveis : aspectos teóricos e análise de usabilidadept_BR
dc.title.alternativeComics in the context of mobile devices: theoretical aspects and usability analysis en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001015537pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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