Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSilva, Márcia Ivana de Lima ept_BR
dc.contributor.authorArdais, Débora Amorim Garciapt_BR
dc.date.accessioned2009-05-26T04:12:40Zpt_BR
dc.date.issued2008pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/15893pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo examinou a trajetória literária do autor inglês John Gay sob o viés da sua correspondência, com o objetivo de encontrar exemplos de seu processo de criação nas suas cartas. Selecionou-se um corpus composto de cartas escritas por e para John Gay, famoso pela criação da ballad opera The Beggar's Opera, escrita em 1728. Dentre os seus mais importantes correspondentes, destacam-se os escritores Alexander Pope e Jonathan Swift. A análise das cartas mostrou que seu objetivo ia muito além da simples comunicação. Foi possível examinar algumas etapas do processo de criação do escritor através de trechos de poemas, alusões literárias e informações de fontes contidas nas cartas. Tais descobertas servem para afirmar o caráter literário da correspondência, que pode servir como espaço de expressão artística e território da criação. O questionamento decorrente dessa afirmação é acerca dos limites que separam os dois gêneros, literário e epistolográfico.pt_BR
dc.description.abstractThis study examined the literary career of the eighteenth century writer John Gay from the point of view of his letters, with the aim of finding examples of his creation process in his correspondence. A corpus consisting of letters written by and to John Gay, who is famous for his ballad opera The Beggar's Opera written in 1728, was selected. Among his most important correspondents were the famous writers Alexander Pope and Jonathan Swift. The analysis of the letters showed that their aim reached beyond communication. It was possible to examine some stages of the author's creation process through lines of his poems, literary allusions and sources expressed in his letters. These findings affirm the literary character of the correspondence, as a way of artistic expression and territory of creation. This statement raises a question about the border between literary genre and correspondence.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectJohn Gayen
dc.subjectGay, John, 1685-1732pt_BR
dc.subjectThe beggar's operaen
dc.subjectTeatropt_BR
dc.subjectCorrespondenceen
dc.subjectCritica e interpretacaopt_BR
dc.subjectCreation processen
dc.subjectÓpera cômicapt_BR
dc.subjectCrítica literáriapt_BR
dc.subjectEpistolografiapt_BR
dc.subjectProcesso criativopt_BR
dc.subjectCorrespondênciapt_BR
dc.subjectEstudos literáriospt_BR
dc.subjectLiteratura comparadapt_BR
dc.titleMovimentos de escritura em John Gay, autor de 'The Beggar's Opera'pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000688509pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2008pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples