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dc.contributor.authorSudbrack, Edite Mariapt_BR
dc.contributor.authorFarenzena, Nalúpt_BR
dc.date.accessioned2017-05-31T02:35:32Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.issn1981-1969pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/158805pt_BR
dc.description.abstractEste estudo propõe a análise da Assistência Técnica e Financeira da União aos entes subnacionais como o desafio da equidade. A pesquisa é de caráter qualitativo, propondo analisar em que medida as ações demandadas pelo Plano de Ações Articuladas (PAR) conduzem a maior equidade na oferta educacional. A política de transferência voluntária de recursos da União ao município envolvido na pesquisa é refletida através dos Termos de Compromisso firmada entre FNDE/MEC e gestor municipal, cotejando-os com as representações do gestor/sujeito da investigação. É flagrante no estudo que as dimensões do PAR que focalizam a atenção do município referem-se ao atendimento compulsório da educação infantil, pela Lei 12.756/2013, que torna obrigatória a matrícula aos 4 anos de idade na Educação Infantil. Entre as prioridades eleitas, destaca-se também o transporte escolar, envolvendo a projeção de aquisição de veículos para oferta deste serviço de apoio à educação escolar. Refere-se que, embora o Termo de Compromisso tenha sido pactuado pelo FNDE/MEC e município, parcela significativa de recursos não foram liberados, notadamente os recursos de informática, multimídia, entre outros. Entende-se que, num regime federativo cabe à União efetivar um papel redistributivo e supletivo de recursos técnicos e financeiros, na perspectiva de maior equidade da educação.pt_BR
dc.description.abstractThis study aims to analyze the Technical and Financial Support from Brazilian Government to the subnational governments as an equity challenge. The research receives a qualitative basis and it intends to analyze in which way the demanded actions made by the Articulated Actions Plan (PAR) led to a major equity in educational offer. The policy of voluntary transfer of finantial resources from Brazilian Government to the city engaged in this research is reflected through the Terms of Commitment agreed between FNDE/MEC and a municipal manager, with this manager/individual being a representative of investigation during the process. It is glaring in this study that the dimensions from PAR that suggest the attention of the city refer to the compulsory assistance of the early childhood education, by the Law 12.756/2013. This Law forces the enrolment at 4 years old in early childhood education. Among the priorities of this work, we also highlight school transport, in which we involve the projection of vehicles acquisition that would be offered as a service to improve school education. It is referred that, despite this Terms of Commitment being agreed by FNDE/MEC and the city, a considerable part of resources was not provided yet; notably, the resources who would provide informatics, multimedia and others. We understand that, in a federative regime, The Union must act as the role of redistribute and supply technical and financial resources, in the perspective of more equity in education.en
dc.description.abstractEste estudio propone un análisis de la asistencia técnica y financiera de la Unión a las entidades subnacionales como el desafío de la equidad. La investigación es de carácter cualitativo, que propone examinar en qué medida las acciones demandadas por el plan de acciónes articuladas (PAR) conduzen a una mayor equidad en la oferta educativa. La política de transferencia de recursos financieros voluntarios al municipio que participa en esta investigación se refleja a través de los Términos de Compromiso de la Unión firmados entre FNDE/MEC y el administrador de la ciudad, comparándolas con las representaciones de los administradores/ objeto de la investigación. Llama la atención que las dimensiones del PAR que se centran la atención del municipio se refieren a la asistencia obligatoria de la educación infantil, por la Ley 12.756/2013, que ordena el registro de 4 años de edad en la educación parvulária. Entre las prioridades elegidas, que también se destaca el transporte escolar, que implica la proyección de la adquisición de vehículos para ofrecer este servicio para apoyar la enseñanza escolar. Se afirma que, aunque el Acuerdo de Compromiso ha sido acordada por el FNDE/ MEC y municipio, una parte significativa de los fondos no fueron enviados al município, en particular los recursos de tecnología de información, multimedia, entre otros. Se entiende que en un sistema federal es la Unión quien tiene el rol redistributivo y el papel complementario de los recursos técnicos y financieros, a favor de una mayor equidad en la educación.es
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofJornal de políticas educacionais. Curitiba, PR. Vol. 10, n. 19 (jul./dez. 2016), p. 57-67pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTwchnical and financial supporten
dc.subjectPolítica educacionalpt_BR
dc.subjectEqüidadept_BR
dc.subjectEquityen
dc.subjectEducational policiesen
dc.subjectArticulated actions planen
dc.subjectFederalismen
dc.subjectAssistencia técnica y financieraen
dc.subjectEquidaden
dc.subjectPolítica educativaen
dc.subjectPlan de acciones articuladasen
dc.titleAssistência técnica e financeira da união aos entes subnacionais : o desafio da equidadept_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001013282pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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