Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCallegaro-de-Menezes, Danielapt_BR
dc.contributor.authorDuarte Junior, Jadre Marquespt_BR
dc.date.accessioned2017-05-26T02:32:57Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/158654pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho buscou apresentar o processo de elaboração de um Plano de Marketing para o ano de 2017 para o portal de notícias Optclean Tecnologia, uma pequena empresa criada por dois estudantes do curso de Administração da UFRGS. A empresa iniciou suas atividades há cerca de dois anos, como uma prestadora de serviços de manutenção de computadores à distância, porém após seis meses de atividade mudou seu ramo de atuação e se tornou um site sobre tecnologia e entretenimento digital. Como pode ser percebido em diversas notícias e estudos divulgados na mídia, o mercado de tecnologia e entretenimento digital vem apresentando grande crescimento e está cada vez mais presente na vida das pessoas. Esse crescimento é uma grande oportunidade a ser aproveitada pela empresa para atingir seus objetivos de conquistar mais internautas, atrair mais anunciantes e tornar sua marca mais conhecida. O método de pesquisa para elaboração do Plano de Marketing envolveu entrevistas com os gestores, análises comparativas do serviço oferecido pelo portal Optclean Tecnologia e por seus principais concorrentes, aplicação de questionários com usuários do site para identificação do público atingido e entrevistas em profundidade com internautas convidados a acompanhar o site que se interessam por tecnologia e entretenimento digital, mas que ainda não conheciam o portal Optclean Tecnologia. Além disso, foram consultadas diversas obras da literatura especializada sobre planos de marketing e alguns estudos acadêmicos recentes sobre planos de marketing, de modo a se adotar um Plano de Marketing com estrutura adequada à realidade de uma empresa jovem e de pequeno porte. Após a análise dos dados obtidos em conjunto com os gestores da empresa, concluiu-se que os conhecimentos e informações reunidos e inter-relacionados no Plano de Marketing, bem como as ações de marketing definidas para o próximo ano, auxiliarão a Optclean Tecnologia a dar continuidade a suas atividades e a atingir seus objetivos de marketing.pt_BR
dc.description.abstractThe present work aimed to present the process of preparing a Marketing Plan for the year 2017 for the news portal Optclean Tecnologia, a small company created by two students of the Management course at UFRGS. The company started its activities about two years ago as a provider of remote computer maintenance services, but after six months of activity changed its branch of activity and became a website about technology and digital entertainment. As can be seen in numerous news and studies published in the media, the market for digital technology and entertainment is showing great growth and is increasingly present in people's lives. This growth is a great opportunity to be taken advantage of by the company to achieve its goals of attracting more Internet users, attracting more advertisers and making its brand better known. The research method to elaborate the Marketing Plan involved interviews with the managers, comparative analysis of the service offered by the Optclean Tecnologia portal and its main competitors, application of questionnaires with users of the website to identify the target audience and in-depth interviews with invited internauts to follow the website that are interested in technology and digital entertainment, but who still did not know the portal Optclean Tecnologia. In addition, several works from the specialized literature on marketing plans and some recent academic studies on marketing plans were consulted, in order to adopt a Marketing Plan with structure appropriate to the reality of a new and small company. After analyzing the data obtained in conjunction with the company managers, it was concluded that the knowledge and information gathered and interrelated in the Marketing Plan, as well as the marketing actions defined for the coming year, will help Optclean Tecnologia to give continuity to its activities and to reach its marketing goals.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMarketing planen
dc.subjectRio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectNews portalen
dc.subjectPlano de marketingpt_BR
dc.subjectOptclean tecnologiaen
dc.subjectMarketing : Administracao de empresaspt_BR
dc.subjectPortal : Internetpt_BR
dc.titleElaboração de plano de marketing para o portal de notícias Optclean Tecnologiapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001022171pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples