Inserção profissional e mercado de trabalho : um panorama com os egressos da Escola de Administração da UFRGS
Visualizar/abrir
Data
2016Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo principal compreender e analisar o processo de inserção profissional dos alunos egressos do curso de administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, nos anos de 2012 e 2013, analisando suas trajetórias nesse ínterim, as atuais ocupações, percepções sobre esse processo e os possíveis impactos da atual crise econômica. Para tanto, adotou-se uma metodologia quantitativa descritiva, através da aplicação de um questionário estruturado e aplicado em f ...
O presente trabalho tem como objetivo principal compreender e analisar o processo de inserção profissional dos alunos egressos do curso de administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, nos anos de 2012 e 2013, analisando suas trajetórias nesse ínterim, as atuais ocupações, percepções sobre esse processo e os possíveis impactos da atual crise econômica. Para tanto, adotou-se uma metodologia quantitativa descritiva, através da aplicação de um questionário estruturado e aplicado em formato online, em que se obteve a amostragem de 79 respostas. Os dados coletados foram analisados através de ferramentas estatísticas, adotando-se, principalmente, a distribuição de frequências e cruzamento entre variáveis. Os mesmos foram analisados com base no referencial teórico relativo à inserção profissional e mercado de trabalho. Com base na pesquisa, foi possível verificar um alto índice de inserção profissional dos alunos, bem como de adequação às exigências organizacionais, uma vez que a maioria inseriu-se ainda durante o curso. Com o estudo, constataram-se as principais mudanças profissionais ocorridas durante esse período e as percepções dos egressos com relação ao seu processo de inserção e as variáveis envolvidas. Em relação ao processo de pós-inserção, verificou-se que a maioria enquadrava-se no modelo de inserção qualificante e atuavam com relativa autonomia, estabilidade contratual, preocupação permanente com a qualificação e com alto grau de satisfação profissional. O impacto negativo da atual crise econômica foi verificado em alguns casos, porém, de forma moderada, em vista de características diferenciadas do público-alvo, como o fato de o ingresso no mercado ter ocorrido anteriormente ao ciclo de recessão, entre outros. Ainda, com base nos resultados obtidos na pesquisa, foi possível encontrar e sugerir melhorias para o curso de administração, de forma a contribuir e manter o seu nível de excelência. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
Coleções
-
TCC Administração (3140)
Este item está licenciado na Creative Commons License