Plano de marketing para a academia porto do corpo
View/ Open
Date
2016Author
Advisor
Academic level
Graduation
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
O presente trabalho tem por objetivo principal a formulação de um plano de marketing para a Academia Porto do Corpo, uma academia de ginástica localizada no Bairro Petrópolis, em Porto Alegre. Visando atingir esse objetivo, foi realizada, em um primeiro momento, uma análise situacional tanto do ambiente externo à empresa como do ambiente interno. Através da mesma, foi possível elencar as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças do ambiente, dando forma a uma matriz SWOT, que, por sua vez, pos ...
O presente trabalho tem por objetivo principal a formulação de um plano de marketing para a Academia Porto do Corpo, uma academia de ginástica localizada no Bairro Petrópolis, em Porto Alegre. Visando atingir esse objetivo, foi realizada, em um primeiro momento, uma análise situacional tanto do ambiente externo à empresa como do ambiente interno. Através da mesma, foi possível elencar as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças do ambiente, dando forma a uma matriz SWOT, que, por sua vez, possibilitou a elaboração de objetivos e metas coerentes à realidade da empresa. Além disso, foram formuladas estratégias e planos de ação para orientar os esforços da Porto do Corpo no sentido de seus objetivos e metas. Por último, os mecanismos de controle foram formulados, facilitando o acompanhamento do plano traçado. As etapas citadas do plano de marketing tiveram como embasamento um referencial teórico que abordou o marketing de serviços e a própria elaboração do plano, de acordo com diversos autores. Além disso, as entrevistas com os sócios, as conversas informais com os funcionários, as observações presenciais do autor, a busca por dados secundários e a pesquisa com os clientes da academia tornaram possível a consecução do trabalho apresentado. Dessa forma, o referido plano terá vigência em 2017, visando o crescimento e o desenvolvimento da Academia Porto do Corpo através da profissionalização da gestão, da intensificação do marketing de relacionamento com os clientes e da divulgação mais qualificada da marca. ...
Abstract
The main objective of this work is the formulation of a marketing plan for the Academia Porto do Corpo, a fitness center located in the Petrópolis neighborhood, in Porto Alegre. Aiming at reaching this objective, a situational analysis was carried out both in the external environment of the company and in the internal environment. Through it, it was possible to list the strengths, weaknesses, opportunities and threats of the environment, forming a SWOT matrix, which, in turn, enabled the elabor ...
The main objective of this work is the formulation of a marketing plan for the Academia Porto do Corpo, a fitness center located in the Petrópolis neighborhood, in Porto Alegre. Aiming at reaching this objective, a situational analysis was carried out both in the external environment of the company and in the internal environment. Through it, it was possible to list the strengths, weaknesses, opportunities and threats of the environment, forming a SWOT matrix, which, in turn, enabled the elaboration of objectives and goals consistent with the reality of the company. In addition, strategies and action plans have been formulated to guide the efforts of the Port of Corps towards its objectives and goals. Finally, the control mechanisms were formulated, facilitating the monitoring of the plan. The aforementioned steps of the marketing plan were based on a theoretical framework that addressed the marketing of services and the actual elaboration of the plan, according to several authors. In addition, interviews with members, informal conversations with employees, the author's face-to-face observations, the search for secondary data, and research with the clients of the academy made it possible to achieve the work presented. Thus, this plan will be in force in 2017, aiming at the growth and development of the Academia Porto do Corpo through professionalization of management, intensification of customer relationship marketing and more qualified brand disclosure. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License
