Fatores de motivação para estudantes do Curso de Administração de Empresas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul para a realização de estágios não obrigatórios
Visualizar/abrir
Data
2016Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
O estágio, que em sua origem tinha o intuito de servir apenas como atividade prática do que era ensinado em sala da aula, nos dias de hoje tornou-se também uma atividade muito semelhante ao emprego formal. Por conta dessa transformação do seu objetivo, outros fatores acabaram sendo incluídos nas relações desse tipo de prática. O aprendizado profissional, que no princípio era praticamente o único fator motivacional para a realização de estágios por parte dos estudantes, atualmente divide priorid ...
O estágio, que em sua origem tinha o intuito de servir apenas como atividade prática do que era ensinado em sala da aula, nos dias de hoje tornou-se também uma atividade muito semelhante ao emprego formal. Por conta dessa transformação do seu objetivo, outros fatores acabaram sendo incluídos nas relações desse tipo de prática. O aprendizado profissional, que no princípio era praticamente o único fator motivacional para a realização de estágios por parte dos estudantes, atualmente divide prioridades com renda, pressão familiar e da sociedade, entrada mais rápida no mercado de trabalho e consumidor, entre outras. Para procurar entender um pouco mais sobre os fatores de motivação atuais dos estudantes quando realizam estágios remunerados, foi feita pesquisa com estudantes do curso de Administração de Empresas da UFRGS, com intuito de analisá-los de acordo com segmentações demográficas, geográficas, do curso e de número de estágios realizados, e compreender se os fatores de motivação para realização de estágios remunerados sofriam alterações de acordo com essas segmentações. O resultado foi que grande parte dos estudantes que responderam à pesquisa dão muita importância para fatores ligados ao aprendizado profissional, renda ou facilidade de entrada no mercado de trabalho, ao passo que não dão relevância para os que possam vir de pressão de agentes externos. Além disso, as análises por segmentações demográficas e geográficas, do curso e do número de estágios não foram tão capazes de detectar as particularidades de cada uma frente aos fatores para a realização de estágios não obrigatórios. ...
Abstract
The internship, which originally was meant to serve only as a practical activity of what was taught in the classroom, nowadays has also become an activity very similar to formal employment. Because of this transformation of its objective, other factors ended up being included in the relations of this type of practice. Professional learning, which at the beginning was practically the only motivational factor for students perform internships, currently divides priorities with income, family and s ...
The internship, which originally was meant to serve only as a practical activity of what was taught in the classroom, nowadays has also become an activity very similar to formal employment. Because of this transformation of its objective, other factors ended up being included in the relations of this type of practice. Professional learning, which at the beginning was practically the only motivational factor for students perform internships, currently divides priorities with income, family and social pressure, faster entry into the labor market and consumer, among others. In order to try to understand a little more about the students' current motivation factors when performing remunerated internships, research was done with students of the Business Administration graduation at UFRGS, in order to analyze them according to demographic, geographic, course and the number of intenships performed, and to understand if the motivation factors for the performance of remunerated internships underwent changes according to these segmentations. The result was that a large part of the students who answered the survey attach great importance to factors related to professional learning, income or ease of entry into the labor market, while not giving relevance to those that may come from external agents. In addition, analyzes by demographic and geographic segmentation, course and number of internships were not so able to detect the particularities of each one in relation to the factors for remunerated internships. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
Coleções
-
TCC Administração (3140)
Este item está licenciado na Creative Commons License