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dc.contributor.authorRiboldi, Bárbara Peliciolipt_BR
dc.contributor.authorStrasburg, Virgílio Josépt_BR
dc.contributor.authorGerber, Kelli Pereirapt_BR
dc.contributor.authorVillani, Mariele Rizzardipt_BR
dc.date.accessioned2017-05-25T02:27:17Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.issn0101-5575pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/158495pt_BR
dc.description.abstractINTRODUÇÃO: O comportamento alimentar é dividido em determinantes biológicos, socioculturais, antropológicos, econômicos, psicológicos e é também influenciado por fatores de sazonalidade dos alimentos. OBJETIVO: Avaliar a diferença nos hábitos de consumo quanto às opções de cardápios alternativos nos meses frios e quentes de uma Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN) em Porto Alegre – RS. MÉTODOS: Foi realizado um estudo descritivo e quantitativo com dados secundários das opções de cardápios extras oferecidos no almoço da UAN: o prato do Chef e o Soft. Foram analisadas as diferenças de consumo no ano considerando dois meses frios (junho e julho) e dois meses quentes (outubro e novembro) em 2011. Os dados foram apresentados em frequência e porcentagem. A diferença entre os grupos foi avaliada por teste t de Student com nível de significância de 5%. RESULTADOS: Não foram encontradas diferenças de consumo do prato do Chef nos meses quentes e frios. Entretanto, houve diferença entre os meses de junho e outubro (p=0,0008). O consumo dos pratos Soft foi diferente entre os meses frios e quentes (p=0,001). A maior diferença de consumo entre eles foi constatada entre o mês de novembro e julho (p<0,0001). CONCLUSÃO: A identificação de hábitos no consumo alimentar por comensais de uma UAN em diferentes meses do ano, de acordo com as temperaturas de cada estação, é um importante instrumento de controle que permite o desenvolvimento e a avaliação geral dos cardápios a fim de proporcionar um melhor planejamento e gestão na preparação das refeições.pt_BR
dc.description.abstractBACKGROUND: Eating behavior is determined by biological, cultural, anthropological, economic, and psychological factors, and is also influenced by the seasonal availability of food items. AIM: To evaluate the differences, during warm and cold months, in people's consumption patterns of the alternative menus at a Food and Nutrition Unit (FNU) in Porto Alegre, RS, Brazil. METHODS: Descriptive and quantitative study using secondary data on the extra menus offered for lunch at the FNU: the “Chef” and “Soft” dishes. We compared the rates of consumptionof these dishes during two winter months (June and July) and two spring months (October and November) in 2011. Data are presented as frequency and percentage. Data were evaluated using Student's t test, with a significance level of 5%. RESULTS: There was no difference in consumption of the “Chef” dish either between the winter months or between the spring months. However, there was a difference in consumption between June and October (p = 0.0008). Consumption of the “Soft” dish was different between June and July, as well as between October and November (p = 0.001). The greatest difference in consumption of this dish was between November and July (p<0.0001). CONCLUSION: Identifying seasonal patterns of food consumption in a FNU is an important tool of control, which allows for the development and evaluation of the menus. Ultimately, this leads to an improvement in meal management.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista HCPA. Porto Alegre. Vol. 33, n. 3-4 (jul./dez. 2013), p. 212-216pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMass feedingen
dc.subjectAlimentação coletivapt_BR
dc.subjectFood consumptionen
dc.subjectServiços de alimentaçãopt_BR
dc.subjectFood servicesen
dc.subjectIngestão de alimentospt_BR
dc.subjectEfeitos do climapt_BR
dc.titleInterferência do clima no consumo de opções alimentares em uma Unidade de Alimentação e Nutriçãopt_BR
dc.title.alternativeInfluence of seasons on people’s food choices in a Food and Nutrition Unit en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000916260pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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