Motivações ao uso de tecnologia colaborativa : o caso do Waze
Visualizar/abrir
Data
2016Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Considerando as tendências apontadas por Simis (2015), sobre a Economia Colaborativa, especialmente o aguçado senso de comunidade e a maior oferta de acesso à tecnologia, o presente trabalho se baseia na união de três fatores chave: motivação, uso de tecnologia e tecnologia colaborativa. O objetivo relacionado se dá em identificar quais fatores servem como motivadores à colaboração em meio às tecnologias próprias para esse fim. Para tanto, utilizou-se como foco o Waze, aplicativo de monitoramen ...
Considerando as tendências apontadas por Simis (2015), sobre a Economia Colaborativa, especialmente o aguçado senso de comunidade e a maior oferta de acesso à tecnologia, o presente trabalho se baseia na união de três fatores chave: motivação, uso de tecnologia e tecnologia colaborativa. O objetivo relacionado se dá em identificar quais fatores servem como motivadores à colaboração em meio às tecnologias próprias para esse fim. Para tanto, utilizou-se como foco o Waze, aplicativo de monitoramento de trânsito, o qual funciona com base em informações disponibilizadas pelos próprios usuários, em especial, de forma proativa, mas prevendo apenas instigadores relacionados à gamificação. Para o desenvolvimento, foram elencados, na bibliografia relacionada, aspectos que poderiam responder à questão central do estudo, servindo de base a um roteiro de entrevistas a ser aplicado a dois distintos grupos, um de usuários comuns do Waze, porém proativos quanto ao compartilhamento, e outro a usuários editores, os quais, além da disponibilidade corriqueira de informações no aplicativo, também atuam voluntariamente em sua manutenção. Logo, este trabalho é uma pesquisa, qualitativa, híbrida entre exploratória e explicativa, por meio de levantamento (sondagem). Na prática, os resultados constataram similaridades nas percepções entre os dois perfis mencionados, porém, instigadores distintos, tendo os usuários comuns reciprocidade quanto à disponibilização de informações e os usuários editores altruísmo e empatia em relação aos demais. A pesquisa visou também constatar se o uso de um aplicativo de tecnologia colaborativa instiga à busca por novas experiências, indagação não procedente com público aqui abordado. ...
Abstract
Considering the tendencies pointed out by Simis (2015), on Collaborative Economy, especially the sharp sense of community and the greater offer of access to technology, the present work is based on the union of three key factors: motivation, use of technology and collaborative technology . The related objective is to identify which factors serve as motivators to collaborate among the technologies appropriate for this purpose. For this, Waze, a traffic monitoring application, was used as a focus ...
Considering the tendencies pointed out by Simis (2015), on Collaborative Economy, especially the sharp sense of community and the greater offer of access to technology, the present work is based on the union of three key factors: motivation, use of technology and collaborative technology . The related objective is to identify which factors serve as motivators to collaborate among the technologies appropriate for this purpose. For this, Waze, a traffic monitoring application, was used as a focus, which works based on information provided by the users themselves, in particular, proactively, but only providing instigators related to gamification. For the development, aspects that could answer the central question of the study were listed in the related bibliography, serving as the basis for a script of interviews to be applied to two distinct groups, one of common users of Waze, but proactive in the sharing, And other users to editors, who, in addition to the availability of information in the application, also act voluntarily in their maintenance. Therefore, this work is a qualitative, hybrid research between exploratory and explanatory, through survey (survey). In practice, the results found similarities in the perceptions between the two profiles mentioned, but different instigators, with the common users reciprocity regarding the availability of information and the users editors altruism and empathy in relation to the others. The research also aimed to verify if the use of a collaborative technology application instigates the search for new experiences, non-appropriate inquiry with the public addressed here. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
Coleções
-
TCC Administração (3140)
Este item está licenciado na Creative Commons License