Mostrar registro simples

dc.contributor.authorRocha, Mariana Duartept_BR
dc.contributor.authorMarques, Luciana Fernandespt_BR
dc.contributor.authorFlores, José Franciscopt_BR
dc.date.accessioned2017-05-24T02:25:26Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.issn2237-079Xpt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/158373pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho se constitui numa perspectiva de formação de professores de educação infantil voltada para a educação integral da criança. O objetivo é verificar em que medida as práticas contemplativas, como a meditação, podem contribuir para a construção de significados que ultrapassem os conhecimentos práticos do cotidiano. As reflexões salientam a importância das atividades voltadas para a compreensão da natureza, suas leis e processos de preservação da vida e como a ciência contribui para sua preservação. A inserção da criança como ser do mundo e não somente estando no mundo é o foco principal dos aprendizados. A partir desse entendimento acredita-se que a reflexão sobre as atividades práticas e teóricas realizadas pelas crianças deva servir de suporte para a construção de significados para suas ações e teorizações que ocorrem nas atividades diárias, em momentos de meditação. Concluímos que a prática da meditação pode contribuir para o desenvolvimento do pensamento como atividade do espírito em processos de autoconhecimento. Além desenvolver a capacidade de crítica sobre a presença de cada um no mundo, a criança ampliará sua compreensão a respeito da natureza e seu estar no mundo caracterizando princípios de alfabetização científica num processo integrado de desenvolvimento.pt_BR
dc.description.abstractEl presente trabajo es una perspectiva de formación se centró maestros de preescolar a la educación integral del niño. El objetivo es comprobar en qué medida las prácticas contemplativas como la meditación, pueden contribuir a la construcción de significados que van más allá de los conocimientos prácticos de la vida cotidiana. Las reflexiones subrayan la importancia de las actividades encaminadas a la comprensión de la naturaleza, sus leyes y procesos de conservación de vida y cómo la ciencia contribuye a su preservación. La inserción del niño como ser del mundo y no sólo estar en el mundo es el foco principal de aprendizaje. Sobre la base de este entendimiento, se cree que la reflexión sobre las actividades teóricas y prácticas realizadas por los niños debería proporcionar apoyo para la construcción de los significados de sus acciones y de las teorías que se producen en las actividades diarias, en momentos de meditación. Llegamos a la conclusión de que la práctica de la meditación puede contribuir al desarrollo del pensamiento y la actividad del espíritu en procesos de auto. Además de desarrollar las capacidades críticas a la presencia de todos en el mundo, el niño va a ampliar su comprensión de la naturaleza y su ser en el mundo que ofrece los principios de la cultura científica en un proceso de desarrollo integrado.es
dc.description.abstractThis article adopt a teachers training perspective focused to the integral preschool education of the child. The aim is to check to what extent the contemplative practices such as meditation, can contribute to the construction of meanings that go beyond the practical knowledge of everyday life. The reflections underline the importance of activities related to understanding nature, its laws and life preservation processes and how science contributes to its preservation. The insertion of the child as being of the world and not only being in the world is the main focus of learning. Based on this understanding it is believed that the reflection on the theoretical and practical activities performed by children should serve as support for the construction of meanings for their actions and theories that occur in daily activities, in moments of meditation. We conclude that the practice of meditation can contribute to the development of thinking as an activity of the spirit in self knowledge processes. Besides developing the critical capabilities to the presence of everyone in the world, the child will expand their understanding of the nature and his being in the world featuring the principles of scientific literacy in an integrated development process.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofTerceiro Incluído. Goiás. 2015. Vol. 5, n. 2 (jul./dez. 2015), p. 398-413pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMeditaciónes
dc.subjectReligiosidadept_BR
dc.subjectSaúdept_BR
dc.subjectEscuelaes
dc.subjectMeditaçãopt_BR
dc.subjectFormación del professoradoes
dc.subjectEducación integrales
dc.subjectEducación holistaes
dc.subjectMeditationen
dc.subjectSchoolen
dc.subjectTeachers trainingen
dc.subjectIntegral educacionen
dc.subjectHolistic educacionen
dc.titleFundamentos da meditação no ensino básico : transdisciplinaridade, holística e educação integralpt_BR
dc.title.alternativeMeditation foundations in basic education : transdisciplinary, holistic and integral educationen
dc.title.alternativeFundamentos de le meditación en la educación básica : transdisciplinario, integral y educaciónes
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001011859pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples