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dc.contributor.advisorSaurin, Tarcísio Abreupt_BR
dc.contributor.authorBülow, Gustavopt_BR
dc.date.accessioned2017-05-23T02:26:20Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/158312pt_BR
dc.description.abstractA produção de motion design ou arte para televisão é uma atividade desempenhada por profissionais da área do design gráfico, que envolve diretamente questões da tecnologia da computação gráfica, questões subjetivas acerca de arte e estética, e faz interface com uma série de setores com complexidades específicas, dentro da organização de uma televisão. Uma editoria de arte precisa se relacionar com jornalismo, divulgação, marketing, operação, engenharia e gestão estratégica para produzir projetos com portes, prazos e naturezas diversas. Este trabalho relata e analisa iniciativas para qualificar esta atividade. O primeiro artigo trata de cenografia virtual, relacionando e sistematizando conhecimentos para o desenvolvimento de ambientes virtuais digitais interativos, que complementam conhecimentos tradicionais de arquitetura e design. O segundo artigo estuda o caso da aplicação de práticas de gestão de projetos, gestão de processos, gestão da inovação e metodologias de design aplicadas em uma eitoria de arte de uma empresa de televisão do sul do Brasil. Os benefícios identificados, indicam principalmente evoluções no que diz respeito à integração da equipe de arte com outras áreas da empresa, à eficiência e qualidade em sua produção e a formação de um ambiente propício à inovação.pt_BR
dc.description.abstractThe production of motion design or art for television is an activity performed by graphic design professionals which involves computer graphics issues, subjective art and aesthetic issues. It has interfaces with different sectors with specific complexities, inside the organization of a television. An art editor needs to relate to journalism, marketing, communication, technical operations, engineering and strategic management to develop projects that have various sizes, deadlines and kinds. This work relates and analyzes initiatives to qualify this activity. The first article is about virtual scenography, it lists and systematizes knowledge involved in the development of virtual interactive digital environments which complement the traditional knowledge of architecture and design. The second article analyses the case of the application of practical project management, process management, innovation management and design methodologies applied in the art department of a television company of the south of Brasil. The benefits found indicate evolutions regarding the integration of the art team with other areas of the company, the efficiency and quality in its production and the formation of an environment conducive to innovation.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectProcess managementen
dc.subjectDesign gráficopt_BR
dc.subjectGestão de processospt_BR
dc.subjectProject managementen
dc.subjectGestão de projetospt_BR
dc.subjectInnovation managementen
dc.subjectGestão da inovaçãopt_BR
dc.subjectDesign methodologiesen
dc.subjectAmbiente virtualpt_BR
dc.subjectVirtual seten
dc.subjectGraphic designen
dc.titlePráticas de gestão de projetos, processos, inovação e design na editora de arte de uma empresa de televisão do sul do Brasilpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001021615pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2017pt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR


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