Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSaraiva, Lisiane Alvimpt_BR
dc.contributor.authorWagner, Adrianapt_BR
dc.date.accessioned2017-05-20T02:42:20Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.issn0104-4036pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/158240pt_BR
dc.description.abstractEmbora já estejam comprovados os benefícios da proximidade entre a Família e a Escola, constata-se que ainda existem muitos empecilhos para que esta relação seja eficaz. A escola parece ter dificuldades em compreender a realidade vivida por seus alunos e famílias e a assimetria nessa relação tende a perpetuar as dificuldades de construir uma aliança eficaz que favoreça o envolvimento do aluno no espaço acadêmico. Frente a essa realidade, o objetivo do presente trabalho é apresentar a perspectiva da escola e da família sobre as vicissitudes dessa relação a partir dos depoimentos de pais e professores de Ensino Fundamental. Realizou-se dois grupos focais: um com professores de Ensino Fundamental (dez participantes) e outro com pais de alunos (sete participantes) que frequentam a mesma etapa de escolarização. A partir da Análise de Conteúdo, as informações do grupo focal com os docentes configuraram os seguintes temas: Demandas das famílias que aparecem na prática docente; Situações que demandam interação com as famílias; Percepção do professor sobre a família e sobre seu papel. A análise do grupo de pais culminou nos seguintes temas: O envolvimento da família com a escola dos filhos; A comunicação com a escola; Dificuldades Percebidas na Relação Famíla-Escola, Mercantilização da Educação. As conclusões remetem a uma realidade perfilada por fronteiras difusas entre família e escola, revelando dificuldades que obstruem essa relação e convergem para um jogo de culpabilidades mútuas. Discute-se a possibilidade de otimização dessa relação a partir de estratégias conjuntas sistemáticas que contemplem docentes e pais em suas reivindicações. Desde essa perspectiva, retoma-se a importância de desenvolver a tarefa educativa de forma conjunta, tendo sempre o aluno como foco e prioridade nesse processo.pt_BR
dc.description.abstractAlthough the benefits of a close relationship between families and school have been already proved, it appears that there still are many obstacles to be transposed in order to make this relationship more effective. The school seems to have difficulties in understanding the reality experienced by their students and families, and the asymmetry in this relationship tends to perpetuate the difficulties of building an effective partnership that encourages student involvement in the academic space. Facing this reality, the objective of this paper is to present the school and family perspectives on the peculiarities of this relationship from the testimony of Parents and Teachers of Elementary School kids. Two focus groups were conducted: one with Elementary School Teachers (ten participants) and one with Parents of students (seven participants) attending the same stage of schooling. By content analysis, the information collected from the groups were categorized. The Teachers’ group configured the following topics: Demands of families that appear on teaching practice; Situations that require interaction with families; Teachers’ perception about families and their roles. Analysis of the Parents’ group resulted in the following themes: Family involvement with their children’s school; Communication with the school; Perceived difficulties in family-school relationship, Commodification of Education. The conclusions refer to a reality shaped by diffuse boundaries between family and school, revealing difficulties that obstruct this relationship and converge to a set of mutual guiltiness. It is also discussed the possibility of optimizing this relationship through systematic joint strategies that address Teachers and Parents in their claims. From this perspective, it is highlighted the importance of developing the educational task together, always having the student in focus and as a priority in this process.en
dc.description.abstractAunque ya están comprobados los beneficios de la proximidad entre Familia y Escuela, se observa que existen muchos obstáculos todavía para que esta relación sea eficaz. Parece que la escuela tiene dificultades para entender la realidad que los alumnos y familias viven y la asimetría de tal relación tiende a perpetuar las dificultades en la construcción de una alianza eficaz que favorezca la integración del alumno en el espacio académico. Frente a esta realidad, nuestro objetivo es presentar la perspectiva de la escuela y de la familia sobre las vicisitudes de esa relación a partir de las informaciones de padres y profesores de la Educación General Básica. Se realizaron dos grupos focales: uno con profesores de la Enseñanza Básica (10 participantes) y otro con los padres de alumnos (7 participantes) que comparten la misma etapa de escolarización. A partir del Análisis de Contenido, las informaciones del grupo focal con los docentes configuraron los siguientes temas: Demandas de las familias que aparecen en la práctica docente; Situaciones que demandan interacción con las familias; Percepción del profesor sobre la familia y sobre su papel. Del análisis del grupo de padres surgieron los siguientes temas: Aproximación de la familia con la escuela de sus hijos; La comunicación con la escuela; Dificultades observadas en la Relación Familia-Escuela; Mercantilización de la Educación. Las conclusiones remiten a una realidad diagramada por fronteras difusas entre familia y escuela, revelando dificultades que obstruyen esa relación y que confluyen hacia un juego de culpabilidades mutuas. Se discute la posibilidad de optimizar dicha relación a partir de estrategias conjuntas sistemáticas que contemplen tanto a los docentes como a los padres en sus reivindicaciones. Desde esta perspectiva se retoma la importancia de desarrollar la tarea educativa de manera conjunta, teniendo siempre al alumno como foco y prioridad de ese proceso.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofEnsaio (Rio de Janeiro (1993) : avaliação e políticas públicas em educação. Rio de Janiro, RJ. Vol. 21, n. 81 (out./dez. 2013), p. 739-772pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectRelação escola-famíliapt_BR
dc.subjectFamily-school relationshipen
dc.subjectEducationen
dc.subjectRelações pais-escolapt_BR
dc.subjectElementary schoolen
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectRelación familia-escuelaes
dc.subjectEnseñanza básicaes
dc.subjectEducaciónes
dc.titleA relação família-escola sob a ótica de professores e pais de crianças que frequentam o ensino fundamentalpt_BR
dc.title.alternativeFamily-school relationship from the perspective of teachers and parents of children attending primary school en
dc.title.alternativeLa relación familia-escuela bajo la óptica de profesores y padres de niños de la educación general básica es
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000944688pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples