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dc.contributor.advisorRocha, Neusa Sica dapt_BR
dc.contributor.authorValdivia, Lucianne Jobimpt_BR
dc.date.accessioned2017-05-20T02:42:16Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/158234pt_BR
dc.description.abstractIntrodução: No contexto brasileiro, um levantamento nacional mostrou o alto nível de religiosidade da população brasileira, indicando que 83% dos brasileiros consideram religião como muito importante em suas vidas e mais de um terço frequenta um serviço religioso pelo menos uma vez por semana. Muitos estudos tem sido conduzidos no Brasil e no mundo investigando a relação espiritualidade e saúde, porém a imensa maioria em populações de adultos. O objetivo da atual dissertação é avaliar a associação entre as medidas das variáveis felicidade e espiritualidade em crianças e adolescentes saudáveis entre 9-15 anos estudantes de escolas de Porto Alegre, Brasil. Para tanto, inicialmente procedeu-se à tradução, adaptação e validação da escala SHALOM para medir espiritualidade na população em estudo. Também considerou-se a influência de fatores confundidores como fatores demográficos e sintomas depressivos. Métodos: Os participantes do estudo foram crianças saudáveis de 9-15 anos, estudantes de uma escola pública e outra privada de Porto Alegre, Brasil e a coleta de dados foi feita em sala de aula, durante o período escolar. Questionário de dados demográficos e escalas de felicidade, espiritualidade, e sintomas depressivos foram aplicadas. A adaptação e validação da escala seguiram os procedimentos indicados pela literatura. Posteriormente, procedeu-se à análise de regressão hierárquica tendo as variáveis demográficas idade e gênero, religiosidade, estrutura familiar e classe social no primeiro bloco, as dimensões da espiritualidade e presença de doença crônica no segundo bloco e sintomas depressivos no terceiro bloco. Resultados: Os dados indicam que a escala SHALOM apresenta propriedades psicométricas adequadas para o estudo da espiritualidade e da saúde espiritual em crianças e adolescentes saudáveis acima de 9 anos de Porto Alegre, Brasil. A análise do modelo de regressão da amostra de crianças e adolescentes (n=487) demonstrou que a idade (β=-0,109; p=0,020) e sintomas depressivos (β=-0,272; p<0,001) foram negativamente correlacionados com felicidade.Ter uma religião(β=0,323; p=<0,001) e "ser espiritualizado não-religioso" (β=0,286; p=<0,001), mostrou correlação positiva com felicidade. As dimensões pessoal (β=0,237; p=<0,001) e comunitária (β=0,135; p=<0,045) da espiritualidade mostraram associações positivas com felicidade. As demais variáveis não foram significativas para o modelo. Conclusões: Os achados foram consistentes com pesquisas em crianças e adolescentes de outros continentes. Ter uma afiliação religiosa, "ser espiritualizado, mas nãoreligioso", ter uma relação pessoal com a espiritualidade, significado de vida, valores e com os semelhantes foram positivamente associadas com maior felicidade e menores sintomas depressivos.As relações entre espiritualidade e felicidade sugerem que estudos futuros devem ser conduzidos para acessar a eficácia da espiritualidade como um fator de promoção de saúde.Esse é o primeiro estudo no Brasil e um dos poucos no mundo a avaliar a espiritualidade de crianças e adolescentes saudáveis através de auto-relato.pt_BR
dc.description.abstractBackground: In Brazil, a national survey showed the high level of religiosity of the Brazilian population, indicating that 83% of Brazilians consider religion to be very important in their lives and more than one third attend a religious service at least once a week. In the last years, many studies have been conducted investigating the relationship between spirituality and health, but most of them in adult samples. The objective of the present dissertation is to evaluate the association between measures of happiness and spirituality variables in healthy children and adolescents aged 9-15 years, students of schools in Porto Alegre, Brazil. Therefore, the SHALOM scale was initially translated, adapted and validated to measure spirituality in the study population. We also considered the influence of confounding factors such as demographic factors and depressive symptoms. Methods: The dissertation begins with a review of the literature on Positive Psychiatry, a theoretical framework on which this study is based, addressing concepts and evidence on well-being, happiness, and spirituality in children and adolescents, as well as measures of these variables in the study population. The study participants were healthy children aged 9-15, students from a public and private school in Porto Alegre, and data collection was done in the classroom during the school period. Questionnaire of demographic data and scales of happiness, spirituality, depressive symptoms were applied. The adaptation and validation of the scale followed the procedures indicated in the literature. Subsequently, we conducted a hierarchical regression analysis in blocks, with the demographic variables age, gender, religiosity, family structure and social class included in the first block, dimensions of spirituality and presence of chronic disease in the second block and depressive symptoms in the third block. Results: The data indicate that the SHALOM scale presents adequate psychometric properties for the study of spirituality and spiritual health in children and adolescents of 9 years and above. Analysis of the regression model of the sample of (n=487) children and adolescents demonstrated that age (β=-0.109; p=0.020) and depressive symptoms (β=-0.272; p<0.001) were negatively correlated with happiness. Having a religion (β=0.323; p=<0.001), and be "spiritual but not religious" (β=0.286; p=<0.001) showed a positive correlation with happiness. Personal (β=0.237; p=<0.001) and Communal (β=0.135; p=<0.045) dimensions of spirituality showed positive associations with happiness. The other variables were not significant for the model. Conclusions: The findings were consistent with research on children and adolescents from other continents. Having a religious affiliation, "be spiritual but not religious", having a personal relationship with spirituality, meaning of life, values, and with others was positively associated with greater happiness and less depressive symptoms. The relationships between spirituality and happiness suggest that future studies should be conducted to access the effectiveness of spirituality as a factor of health promotion.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSaúde mentalpt_BR
dc.subjectEspiritualidadept_BR
dc.subjectQualidade de vidapt_BR
dc.subjectAdolescentept_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.titleAssociação entre felicidade e espiritualidade em crianças e adolescentes saudáveis de escolas de Porto Alegrept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coHolder, Mark D.pt_BR
dc.identifier.nrb001019800pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Medicinapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Psiquiatria e Ciências do Comportamentopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2017pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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