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dc.contributor.advisorPechansky, Flaviopt_BR
dc.contributor.authorScherer, Juliana Nichterwitzpt_BR
dc.date.accessioned2017-05-20T02:42:08Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/158226pt_BR
dc.description.abstractO impacto do uso do álcool na condução de veículos automotores foi primeiramente evidenciado concomitantemente ao surgimento dos primeiros automóveis. Desde então, diversos estudos foram realizados a fim de identificar a relação entre o uso de álcool e a capacidade psicomotora de motoristas. Atualmente, já está bem estabelecido que dirigir veículos sob o efeito de álcool aumenta o risco de colisões no trânsito. Por outro lado, dados sobre o impacto de outras substâncias psicoativas (SPAs) além do álcool ainda são escassos na literatura, mesmo com o crescente relato de motoristas envolvidos em colisões no trânsito que testaram positivo para SPAs. No Brasil, poucos estudos foram realizados visando à detecção de SPAs no trânsito - porém, mesmo com poucos dados, já foi possível observar uma alta prevalência de uso de SPAs pelos condutores. Além disso, estudos internacionais apontam que condutores que dirigem sob o efeito de álcool e de outras SPAs possuem características específicas, como por exemplo, alto índice de recidiva e alta prevalência de transtornos pelo uso de substâncias. Apesar de o Brasil possuir legislação que proíba motoristas de dirigir sob o efeito de álcool e também outras SPAs, contamos apenas com o uso de etilômetros para a mensuração do uso de álcool como medida efetiva na testagem de motoristas em barreiras de fiscalização, sem nenhum dispositivo aprovado para SPAs. Assim, o objetivo desta tese foi investigar fatores de risco para colisões no trânsito envolvendo o uso de SPAs e avaliar dispositivos de detecção de SPAs que possam ser implementados na fiscalização de condutores brasileiros. O artigo 1 da presente tese é uma análise de dados secundários provenientes de um estudo multicêntrico que avaliou 765 usuários de crack, e teve como objetivo estimar a prevalência de dirigir sob o efeito de SPAs e de colisões no trânsito na amostra, analisando se questões psiquiátricas e padrão de uso de SPAs estão relacionadas ao histórico de acidentalidade. O artigo 2 compreende uma revisão sistemática da literatura sobre a confiabilidade de dispositivos de triagem para a detecção de SPAs utilizando urina ou fluido oral como matrizes biológicas. O artigo 3 é uma avaliação de dois dispositivos de triagem para a detecção de cocaínicos, utilizando amostras de fluido oral doadas por usuários de cocaína ou crack recrutados em centros de atendimento para transtorno pelo uso de substâncias na cidade de Porto Alegre. Como resultados principais, encontrou-se uma alta prevalência de usuários de crack que relataram ter dirigido sob o efeito de SPAs e também uma alta prevalência do relato de colisões no trânsito após o uso de crack. Além disso, o uso de crack por mais de cinco anos - independente de comorbidades psiquiátricas ou consumo de outras SPAs - foi o único fator associado à maior prevalência de histórico de acidentalidade (RR=1.52, 95%IC: 1.02-2.75). De forma geral, os dispositivos de triagem avaliados pela revisão sistemática mostraram uma alta variabilidade nos dados de confiabilidade (sensibilidade, especificidade e acurácia), tanto para dispositivos de urina quanto para dispositivos de fluido oral. Especificamente, o dispositivo DDS2TM atingiu resultados superiores ao recomendado para os critérios de confiabilidade (>80%) para a análise de benzoilecgonina no ponto de corte de 10 ng/mL. Já o dispositivo Multi-Drugs Multi-Line – Twist Screen Test Device™ não atingiu esses parâmetros de forma concomitante para nenhuma das análises realizadas. Os resultados do presente trabalho sugerem que a população de usuários de crack é uma população de risco para colisões no trânsito. Além do uso prolongado de crack (que foi estatisticamente associado ao desfecho de histórico de acidentalidade), outros fatores, como o uso de múltiplas substâncias, prejuízo cognitivo e altos índices de impulsividade também podem estar indiretamente associados ao aumento do risco de colisões no trânsito nessa população. Devido à alta variabilidade dos resultados de confiabilidade dos dispositivos de triagem encontrados na literatura, e devido ao fato de que o uso desses dispositivos frequentemente implica em questões legais e morais dos sujeitos testados, aconselha-se que os dispositivos sejam avaliados quanto as suas capacidades analíticas e características práticas antes de serem implementados em qualquer contexto. Especificamente para a detecção de cocaínicos, o dispositivo DDS2TM apresentou melhores resultados quando comparado ao dispositivo MDMLTM. Entretanto, principalmente devido à alta prevalência de resultados falsos positivos, ressalta-se a importância da realização de testes confirmatórios sempre que a realização de testes de triagem tiverem finalidades forenses, como no caso do uso para fiscalização de trânsito.pt_BR
dc.description.abstractThe impact of alcohol use in driving abilities was initially described concomitantly to the development of the automobile. Since then, several studies were conducted aiming at the identification of the relationship between alcohol use and driving impairment. Currently, it is well established that driving under the influence of alcohol increases the risks of traffic crashes. However, data regarding the impact of psychoactive substances (PAS) other than alcohol are still missing in the literature, even with the increased report of drivers who have tested positive in traffic crashes. In Brazil, few studies were conducted aiming at the detection of PAS in traffic settings; however, even with little data, it is possible to describe a high prevalence of PAS use among drivers. Moreover, international studies suggest that drivers who drive under the influence of alcohol or other PAS present specific characteristics, such as high rates of recidivism and high prevalence of substance-use related disorders. Although Brazil has legislation that prohibits drivers to drive under the influence of alcohol and other PAS, we can only rely on the use of breathalyzers for the measurement of alcohol at the roadside. Therefore, the aim of the present thesis was to investigate risk factors for traffic crashes involving PAS use, and to evaluate point-of-collection testing devices for detection of PAS that could be implemented in the context of Brazilian traffic enforcement. The first paper is a secondary data analysis derived from a multicenter study which evaluated 765 crack-cocaine users; its main goal was to estimate the prevalence of driving under the influence of PAS and traffic crashes, and to ascertain psychiatric comorbidities and polydrug use related to the history of crashes. The second paper is a systematic review of the literature about the reliability of point-of-collection testing devices for detecting PAS in urine and oral fluid. The third paper is an analytical evaluation of two point-of-collection testing devices for cocaine detection, using samples of oral fluid obtained from cocaine or crack-cocaine users recruited in substance abuse treatment centers in the city of Porto Alegre. We found a high prevalence of crack-cocaine users that reported driving under the influence of PAS, and a high prevalence of reported involvement in traffic crashes after crack-cocaine use. Besides that, crack-cocaine consumption for more than five years – independently of psychiatric comorbidities and other PAS use - was the single factor associated with higher prevalence of crash history (RR=1.52, 95%IC: 1.02-2.75). Overall, the point-of-collection testing devices evaluated in the systematic review showed high variability in the reliability results (sensitivity, specificity and accuracy), even for urine as for oral fluid analysis. Specifically, the DDS2TM mobile test system achieved results superior to that recommended for reliability measures (>80%) for the analysis of benzoylecgonine with the cutoff of 10 ng/mL. The Multi-Drugs Multi-Line – Twist Screen Test Device™ did not achieve these parameters in a concomitant way in any of the analysis performed. The results of the present study suggest that crack-cocaine users are a risky population for traffic crashes. Besides the longer use of crack-cocaine (which was statisticaly associated with the traffic crash outcome), other factors - such as use of several PAS, cognitive impairment and high levels of impulsivity could be indirectly associated with increased risk for traffic crashes among this population. Due to the high variability in the reliability measures of the point-of-collection testing devices found in the literature, and also due to the fact that the use of these devices frequently implies legal and moral aspects of the subjects being tested, it is recommended that these devices be evaluated for its analytical and practical capacities before they are implemented in any context. Specifically for cocaine detection, the DDS2TM mobile test system showed better results in comparison with the MDMLTM device. However, primarily because of the high prevalence of false positive results, we highlight the need for confirmatory analysis in all cases where the screening tests would have forensic purposes, such as in the traffic enforcement context.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTranstornos relacionados ao uso de substânciaspt_BR
dc.subjectTrafficen
dc.subjectPsychoactive substancesen
dc.subjectDetecção do abuso de substânciaspt_BR
dc.subjectRisky populationsen
dc.subjectAvaliação pré-clínica de medicamentospt_BR
dc.subjectPoint-of-collection testing devicesen
dc.subjectTrânsitopt_BR
dc.subjectDrug detectionen
dc.titleSubstâncias psicoativas no trânsito : estudo sobre fatores de risco e tecnologias de detecção in locopt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor-coLimberger, Renata Pereirapt_BR
dc.identifier.nrb001020173pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Medicinapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Psiquiatria e Ciências do Comportamentopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2017pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


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