Yearbook : relato de um projeto de aprendizagem de língua inglesa na escola
dc.contributor.advisor | Schlatter, Margarete | pt_BR |
dc.contributor.author | Quadros, Lira Beatriz Silva de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-05-16T02:28:17Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/158022 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho tem o objetivo de relatar uma experiência de prática docente de língua estrangeira vivenciada por mim durante o estágio em uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental em uma escola particular de Viamão-RS. Considerando o contexto de ensino – escola particular que adota um sistema de apostilamento para o ensino de inglês – e a proposta de estágio – o desenvolvimento de um projeto de aprendizagem –, faço uma reflexão sobre como relacionar, na prática, a Pedagogia de Projetos com o uso de livro didático. O projeto de aprendizagem de língua inglesa foi planejado em conjunto com os alunos e a partir do interesse deles nos assuntos relacionados à formatura do Ensino Fundamental. Como produto final elegeu-se confeccionar um yearbook e, para atingir tal meta, foram pesquisados e estudados conteúdos que aliaram o uso do livro didático a textos e atividades de outras fontes ou criadas especialmente para esse fim. As aulas descontextualizadas e baseadas no preenchimento de lacunas com vocabulário ou itens gramaticais deram lugar a aulas mais significativas para a turma. Com o projeto yearbook, os alunos aprenderam que inglês é mais que gramática e que eles são capazes de produzir algo interessante nas aulas. Como resultado, os alunos leram e escreveram em língua inglesa, se apropriaram dos recursos linguístico-discursivos relevantes para expressar seus sentimentos, pensamentos e opiniões sobre suas vivências na escola e se conhecer e conhecer uns aos outros melhor, se dando conta de que isso é possível ser feito também nas aulas de Inglês. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Língua inglesa : Ensino | pt_BR |
dc.subject | Projeto de ensino | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia alternativa | pt_BR |
dc.subject | Livro didático | pt_BR |
dc.title | Yearbook : relato de um projeto de aprendizagem de língua inglesa na escola | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001019525 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Letras | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2016 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Letras: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
![](/themes/Mirage2Novo//images/lume/cc.png)
-
TCC Letras (1261)