Reflexão linguística apartir do texto literário
dc.contributor.advisor | Bulla, Gabriela da Silva | pt_BR |
dc.contributor.author | Rodrigues, Jéssica Oleques | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-05-16T02:27:46Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/157952 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho tem como objetivo discutir a elaboração de tarefas de reflexão linguística (RL) a partir do texto literário, mais especificamente do gênero do discurso conto. Para tal, propõe-se tarefas de RL para o conto “Passeio Noturno”, de Rubem Fonseca, com base na análise do conjunto de tarefas (de diferentes tipos) que foram elaboradas para esse texto por mim e outras duas bolsistas do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) em 2015/1 em um projeto de aprendizagem desenvolvido com alunos do 2º ano do Ensino Médio sobre o tema violência. São explanadas as concepções que orientam o ensino de Língua Portuguesa e Literatura (LPL) na escola, com destaque para a compreensão do trabalho com RL. Também são discutidas algumas especificidades da linguagem literária e do conto contemporâneo para o auxílio da seleção de fenômenos que poderiam ser enfocados nas tarefas de RL a serem elaboradas. Esta pesquisa nos mostrou que, através de documentos acessíveis a todos, pode ser feito um trabalho atualizado de RL nas aulas de LP, contribuindo desse modo para o término da prática de ensino tradicional de LP. Além disso são apresentados materiais utilizados anteriormente em aulas de LP podem ser aprimorados pelos docentes para futuros trabalhos. | pt_BR |
dc.description.abstract | This work aims to promote ways of to work linguistic reflection from a literary text. It suggests new linguistic reflection tasks to the short story “Passeio Noturno”, by Rubem Fonseca, based on tasks analyses which were applied to this text by me and other two undergraduate trainee teachers of PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência1) in 2015/1, part of an apprenticeship project developed with high school students about the subject violence. Conceptions that orient the Portuguese Language and Literature teaching at school, which highlight are made to the understanding the work with linguistic reflection. Some specificities about literacy language and the short story are discussed, in way to help the phenomenon selections which could be focused in linguistic reflection tasks to be elaborated. This research showed us through everybody accessible documents it could be made a linguistic reflection updated work classes, it contributing to the traditional Portuguese Language teaching ending. Besides, it’s showed materials used previously in Portuguese Language classes could be improved by teachers to future works. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Linguistic reflection | en |
dc.subject | Lingüística : Ensino | pt_BR |
dc.subject | Short story | en |
dc.subject | Língua portuguesa | pt_BR |
dc.subject | Tasks | en |
dc.subject | Ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Literatura : Ensino médio | pt_BR |
dc.title | Reflexão linguística apartir do texto literário | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001018352 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Letras | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2016 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Letras: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Letras (1238)