Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSimões, Luciene Julianopt_BR
dc.contributor.authorPureza, Paulo Henrique Padilhapt_BR
dc.date.accessioned2017-05-13T02:26:09Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/157896pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como principal objetivo compreender de que forma a Linguística Cognitiva pode contribuir no aperfeiçoamento das práticas escolares por professores no contexto de ensino de língua portuguesa como língua materna. Como base de nossa investigação, partimos da discussão de conceitos básicos abordados pela Linguística Cognitiva, em especial a Semântica Cognitiva, corporeidade e experiencialismo. Passamos pela discussão sobre conhecimento prévio e a questão da leitura interacionista, de onde emerge o conhecimento prévio. Detemo-nos, também, na formação da disciplina de língua portuguesa na escola e discutimos uma alternativa para que professores possam criar um ambiente permeado pela educação libertadora. Adotamos uma investigação interpretativista como método de pesquisa, ao analisar os dados gerados em uma turma de oitavo ano do Ensino Fundamental. Dois materiais foram selecionados para esta análise: o planejamento de aulas da primeira semana de prática no estágio de docência, e as produções iniciais escritas pelos alunos ao final da primeira semana de aulas. Após a análise e interpretação dos dados, constatamos que a leitura analítica de um texto com base nos conceitos discutidos pela Linguística Cognitiva pode se tornar mais produtiva, pois identifica, nos textos dos alunos, elementos linguísticos e textuais que podem servir de base para mudanças no andamento de um projeto de ensino e aprendizagem. Ao mesmo tempo, ao elaborar uma sequência didática, o professor pode se valer desta relação entre os conceitos da Linguística Cognitiva e conhecimento prévio para afinar a sua proposição de tarefas para que haja melhor compreensão, por parte do aluno, dos objetivos definidos pelo professor.pt_BR
dc.description.abstractThis paper aims to understand how Cognitive Linguistics can contribute on the improvement of school practice by teachers in the Portuguese as a first language teaching context. Based on our investigations, we stem from the discussion about the basic concepts approached by Cognitive Linguistics, especially Cognitive Semantics, embodiment and experientialism. We reach the discussion about previous knowledge and the interactionist approach to reading, from where previous knowledge emerges. We consider, also, the development of the subject of Portuguese at school and we discuss one alternative in which teachers can create an environment permeated by “liberating education”. We adopted an interpretive investigation as our research method, analyzing the data generated by a group of eighth grade students. Two materials was selected to this analysis: the class planning for the first week of work practice for the internship for teaching, and the initial productions written by the students at the end of the first week of class. After the analysis and data interpretation, we noted that the analytical reading of a text based on the concepts discussed by Cognitive Linguistics can be more productive because it identifies, in the students’ texts, linguistic and textual marks that can serve as a basis for changes in the progress of a teaching and learning project. At the same time, while elaborating a didactic sequence, teachers can benefit from this relation between the concepts of Cognitive Linguistics and previous knowledge in order to refine their propositions of task, providing a better comprehension, from the students, of the objectives defined by teachers.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCognitive linguisticsen
dc.subjectLíngua portuguesa : Ensinopt_BR
dc.subjectTeaching and learning of portugueseen
dc.subjectLingüística cognitivapt_BR
dc.subjectClass planningen
dc.subjectPlanejamento de ensinopt_BR
dc.subjectPrática docentept_BR
dc.titleUm estudo interpretativo sobre linguística cognitiva e planejamento em língua portuguesapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001019869pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.degree.graduationLetras: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples