Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPavani, Cinara Ferreirapt_BR
dc.contributor.authorPereira, Rochelle de Negreirospt_BR
dc.date.accessioned2017-05-13T02:26:07Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/157893pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho analisa as representações familiares presentes nas obras do acervo complementar do PNLD, referente ao triênio 2013/2015, correspondente ao ano 3 do primeiro ciclo. O acervo corresponde ao material didático do PNAIC que tem como um dos eixos promover o acesso a tal suporte. Para tanto, os modelos de Regina Zilberman (2003), servem de base para a análise que visa explorar quais estruturas familiares aparecem nas obras infantis enviadas às escolas da rede pública. As obras foram selecionadas e analisadas de acordo com as representações que exprimem. O trabalho fundamentou-se no conceito de leitura emancipatória de Magalhães (1987) e nas funções da literatura descritas por Compagnon (2010). Considerando a leitura como um direito universal do indivíduo, políticas públicas que garantem seu acesso foram identificadas. A constituição da família embasada a partir de Ariès (1975) favorece a análise das representações. A nova constituição familiar é trazida com o conceito de parentalidade de Roudinesco (2003). As obras selecionadas foram examinadas em sua qualidade literária, levando em conta a figura do narrador e do leitor como sujeito (ISER, 1996). A temática da genealogia e ancestralidade foram recorrentes, utilizando-se da figura dos avós numa perspectiva de valorização da família e dos mais velhos. O sentimento de comunidade aparece em ambientes não-urbanos em três obras analisadas. As fases da vida também surgem como assunto freqüente nas narrativas, evidenciando a importância dos ritos de passagem. A quebra de padrões surge em duas narrativas com caráter emancipatório.pt_BR
dc.description.abstractThis work analyzes the family representations present in the works of the PNLD’s complementary collection, referring to the triennium 2013/2015, corresponding to year 3 of the first cycle. The collection corresponds to the didactic material of the PNAIC that has as one of the axes to promote access to such support. To do so, the models of Regina Zilberman (2003), serve as the basis for the analysis that aims to explore which family structures appear in the children's works sent to public schools. The works were selected and analyzed according to the representations they express. The work it was founded on the concept of emancipatory reading of Magalhães (1987) and in the functions of the literature described by Compagnon (2010). Considering reading as a universal right of the individual, public policies that guarantee their access have been identified. The constitution of the family based on Ariès (1975) it favors the analysis of representations. The new family constitution is brought with the concept of parenthood of Roudinesco (2003). The selected works were examined in their literary quality, taking into account the figure of the narrator and the active reader as a subject ( ISER, 1996). The genealogy theme and ancestry were recurrent, using the figure of the grandparents in a perspective of valuing the family and the elders. The feeling of community appears in non-urban environments in three analyzed works. The phases of life also appear as frequent subjects in the narratives, evidencing the importance of rites of passage. The breaking of patterns appears in two narratives with an emancipatory character.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectChildren's literatureen
dc.subjectLiteratura infantilpt_BR
dc.subjectNational pact for literacy in the right ageen
dc.subjectPacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certapt_BR
dc.subjectFamily representationen
dc.subjectAvaliação da educaçãopt_BR
dc.subjectEmancipationen
dc.subjectEnsino e aprendizagem : Escola primáriapt_BR
dc.titleLiteratura infantil e a representação familiar nas obras do acervo complementar distribuídas pelo MEC/FNDE para as turmas do ano 3 do primeiro ciclo - PNLD 2013/2014/2015pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001019981pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.degree.graduationLetras: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples