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dc.contributor.advisorBrusamarello, Valner Joaopt_BR
dc.contributor.authorBallestrin, Rogério Victorio Fernandespt_BR
dc.date.accessioned2017-05-12T02:24:57Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/157875pt_BR
dc.description.abstractNeste trabalho foi proposto, desenvolvido e testado um método de caracterização e análise de vibração em tempo real que pode ser aplicado no transporte de cargas sensíveis. Para isso, utilizou-se de nós sensores de uma rede de sensores sem fio que realizavam a aquisição dos dados e calculavam a densidade espectral de potencia (power spectral densitiy, PSD). Desta forma, ao transmitir apenas o resultado dos dois pontos mais significativos do PSD para o nó de controle, houve uma redução de 93,4% da quantidade de dados transmitidos, permitindo aumentar o tempo de aquisição dos dados sem recarga da bateria. Outra forma de reduzir o consumo de energia foi a utilização de interrupções por atividade existentes no acelerômetro para acordar o processador, permitindo assim manter o processador em um estado de pouco consumo de energia na maior parte do tempo. Para validar o sistema proposto, foram realizados diversos experimentos utilizando um sistema comercial, onde foi obtido um erro médio relativo na amplitude do PSD de 41% para a frequência de maior energia e 45% para a segunda frequência analisada. Os valores de erro obtidos, embora altos, não invalidam o sistema proposto, uma vez que foi obtido um erro médio absoluto menor que a resolução na identificação das frequências onde ocorreram estes picos. Algumas alterações podem ser feitas com possibilidade de melhoria do sistema proposto, como por exemplo realizar uma calibração do sistema em vez de utilizar os valores informados pelo fabricante e desacoplar mecanicamente o acelerômetro da placa do nó sensor.pt_BR
dc.description.abstractIn this work, a method for characterization and analysis of vibration at real time that can be applied in the transport of sensitive loads was proposed, developed and tested. For that, was used sensors nodes from a wireless sensor network that performed the data acquisition and calculated the power spectral density (PSD). Thus, when transmitting only the result of the two most significant points of the PSD to the control node, there was a reduction of 93.4 % of the amount of data transmitted, allowing to increase the data acquisition time without battery recharging. Another way to reduce power consumption was to use activity interrupts on the accelerometer to wake the processor, keeping the processor in a low power state most of the time. To validate the proposed system, several experiments were performed using a commercial system, where the mean percentage error obtained for PSD amplitude was 41 % for the highest energy frequency and 45 % for the second analyzed frequency. It was high values, but they do not invalidate the proposed system, since the mean absolute error was smaller than the resolution in the identification of the frequencies where these peaks occurred. Some changes can be made with the possibility of improving the proposed system, such as performing a system calibration instead of using the values reported by the manufacturer and detaching the accelerometer from the sensor node board.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectVibrationen
dc.subjectEngenharia elétricapt_BR
dc.subjectWireless sensor networken
dc.subjectPower spectral densityen
dc.titleRedes de sensores sem fio de baixo custo para caracterização de vibrações em transporte de cargas críticaspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001021080pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.degree.graduationEngenharia Elétricapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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