Mostrar el registro sencillo del ítem
A literatura indígena na escola : da invisibilidade ao aparecimento
dc.contributor.advisor | Tettamanzy, Ana Lúcia Liberato | pt_BR |
dc.contributor.author | Schaefer, Andressa Bierhals | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-05-11T02:26:13Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/157773 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho expõe o início do aparecimento da literatura indígena nas escolas, contrapondo com a invisibilidade que sempre existiu, através do surgimento, nas bibliotecas escolares, de algumas obras literárias produzidas por escritores indígenas distribuídas nas escolas através dos programas de distribuição de livros promovidos pelo Ministério da Educação, além de discorrer sobre o desenvolvimento da atual literatura indígena brasileira. Trata-se também do relato do desenvolvimento de um projeto sobre cultura e literatura indígena desenvolvido em uma escola, envolvendo múltiplos letramentos com estas culturas e literaturas indígenas, promovendo a formação de leitores multiculturais e multiletrados. Uma das obras utilizadas neste projeto -“Meu vô Apolinário – Um mergulho no rio da (minha) memória” - do escritor Daniel Munduruku, também é analisada em alguns aspectos literários. | pt_BR |
dc.description.abstract | The present work exposes the beginning of the appearance of indigenous literature in schools, in contrast with the invisibility that has always existed, through the emergence, in school libraries, of some literary works produced by indigenous writers distributed in schools through the book distribution programs promoted by Ministério da Educação, in addition to discussing the development of the current Brazilian native literature. It is also the report of the development of a project on indigenous culture and literature developed in a school, involving multiple literacies with these indigenous cultures and literatures, promoting the formation of multicultural and multiliterate readers. One of the works used in this project - "Meu vô Apolinário – Um mergulho no rio da (minha) memória" - by the writer Daniel Munduruku, is also analyzed in some literary aspects. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Munduruku, Daniel, 1964- | pt_BR |
dc.subject | Native literature | en |
dc.subject | Multiliteracy | en |
dc.subject | Literatura indígena | pt_BR |
dc.subject | Education | en |
dc.subject | Multiletramento | pt_BR |
dc.subject | Formação de leitores | pt_BR |
dc.title | A literatura indígena na escola : da invisibilidade ao aparecimento | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001018689 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Letras | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2016 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Letras: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License
-
Tesinas de Curso de Grado (37851)Tesinas Letras (1261)