O que nos contam as histórias que assistimos e jogamos? : Uma proposta de projeto sobre cultura pop, mídias audiovisuais e fanfiction
View/ Open
Date
2016Author
Advisor
Academic level
Graduation
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
O presente trabalho de conclusão de curso tem por objetivo propor um projeto para ser aplicado na disciplina de Língua Portuguesa que traga a cultura pop como eixo temático central. Focado para estudantes de sétimo ano de uma escola da rede pública do estado do Rio Grande do Sul, localizada em Viamão, o projeto envolve a discussão sobre mídias audiovisuais e a leitura e produção de fanfics. O embasamento teórico utilizado para a elaboração do projeto foi a perspectiva educativa de projetos de t ...
O presente trabalho de conclusão de curso tem por objetivo propor um projeto para ser aplicado na disciplina de Língua Portuguesa que traga a cultura pop como eixo temático central. Focado para estudantes de sétimo ano de uma escola da rede pública do estado do Rio Grande do Sul, localizada em Viamão, o projeto envolve a discussão sobre mídias audiovisuais e a leitura e produção de fanfics. O embasamento teórico utilizado para a elaboração do projeto foi a perspectiva educativa de projetos de trabalho (PEPT) (HERNÁNDEZ, 2004; 2014), além das diretrizes de ensino encontradas nos Referenciais Curriculares do Estado do Rio Grande do Sul. Este trabalho apresenta a proposta do projeto e suas aulas, além das sequências didáticas desenvolvidas para estruturá-lo. Visa também ser um recurso para professores que buscam trabalhar com projetos que possibilitem a reflexão, autoria e o desenvolvimento da autonomia. ...
Abstract
The present study aims to present a project to be applied for Portuguese language teaching, which has pop culture as its main thematic. The project proposal was developed for seventh grade students from a public state school, located in Viamão, Rio Grande do Sul, and provides the discussion about audiovisual media. It also focuses on reading and writing of fanfiction. The theoretical background which was the basis for the creation of this project was the Educational Perspective of Project Work ...
The present study aims to present a project to be applied for Portuguese language teaching, which has pop culture as its main thematic. The project proposal was developed for seventh grade students from a public state school, located in Viamão, Rio Grande do Sul, and provides the discussion about audiovisual media. It also focuses on reading and writing of fanfiction. The theoretical background which was the basis for the creation of this project was the Educational Perspective of Project Work (PEPW) (HERNÁNDEZ, 2004; 2014), and the educational guidelines found in the Referenciais Curriculares do Estado do Rio Grande do Sul. This paper presents the project and its guidelines for the classes, and also the material developed to organize it. This study is also meant to be a tool for teachers who seek for projects that allow critical thinking, authorship and autonomy development. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Curso de Letras: Português e Inglês: Licenciatura.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License