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dc.contributor.authorFetter, Sandro Robertopt_BR
dc.contributor.authorLima, Edna Lucia Oliveira da Cunhapt_BR
dc.contributor.authorCattani, Airtonpt_BR
dc.date.accessioned2017-05-06T02:41:28Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/157517pt_BR
dc.description.abstractA facilidade com que temos acesso à escrita digitalizada, por meio de teclados e telas sensíveis, levanta questões que merecem uma reflexão: se por um lado essa tecnologia permite maior rapidez e difusão da informação escrita, por outro faz com que habilidades motoras e cognitivas necessárias à escrita manual sejam deixadas em segundo plano, cujas consequências são imprevisíveis. Assim, é necessário refletir sobre esta situação e seus desdobramentos em termos de expressão escrita e habilidades motoras, e seus reflexos no desenvolvimento integral das crianças do século XXI. Este capítulo procura contribuir para estudos que abordem este novo cenário e a necessidade de repensar os modelos de aquisição do sistema de escrita manual no ambiente escolar brasileiro. Para tanto, apresenta o histórico dos modelos de caligrafia e escrita no Brasil e seus antecedentes europeus e norte-americanos. O entendimento deste contexto é de grande importância no momento em que o design de famílias tipográficas a serem utilizadas na alfabetização escolar deve levar em conta os novos tempos, de modo a poder contribuir para um convívio harmonioso entre o manual e o digital.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofBernardes, Mauricio Moreira e Silva; Linden, Júlio Carlos de Souza van der (orgs.). Design em pesquisa : vol 1. Porto Alegre : Marcavisual, 2017. p. 393-415pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDesignpt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.titleLetra escolar brasileira : história e formaçãopt_BR
dc.typeCapítulo de livropt_BR
dc.identifier.nrb001020321pt_BR


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