Letra escolar brasileira : história e formação
dc.contributor.author | Fetter, Sandro Roberto | pt_BR |
dc.contributor.author | Lima, Edna Lucia Oliveira da Cunha | pt_BR |
dc.contributor.author | Cattani, Airton | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-05-06T02:41:28Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2017 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/157517 | pt_BR |
dc.description.abstract | A facilidade com que temos acesso à escrita digitalizada, por meio de teclados e telas sensíveis, levanta questões que merecem uma reflexão: se por um lado essa tecnologia permite maior rapidez e difusão da informação escrita, por outro faz com que habilidades motoras e cognitivas necessárias à escrita manual sejam deixadas em segundo plano, cujas consequências são imprevisíveis. Assim, é necessário refletir sobre esta situação e seus desdobramentos em termos de expressão escrita e habilidades motoras, e seus reflexos no desenvolvimento integral das crianças do século XXI. Este capítulo procura contribuir para estudos que abordem este novo cenário e a necessidade de repensar os modelos de aquisição do sistema de escrita manual no ambiente escolar brasileiro. Para tanto, apresenta o histórico dos modelos de caligrafia e escrita no Brasil e seus antecedentes europeus e norte-americanos. O entendimento deste contexto é de grande importância no momento em que o design de famílias tipográficas a serem utilizadas na alfabetização escolar deve levar em conta os novos tempos, de modo a poder contribuir para um convívio harmonioso entre o manual e o digital. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Bernardes, Mauricio Moreira e Silva; Linden, Júlio Carlos de Souza van der (orgs.). Design em pesquisa : vol 1. Porto Alegre : Marcavisual, 2017. p. 393-415 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Design | pt_BR |
dc.subject | Escrita | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.title | Letra escolar brasileira : história e formação | pt_BR |
dc.type | Capítulo de livro | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001020321 | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Livros e Capítulos de Livros (5492)Ciências Sociais Aplicadas (1101)