Wicked problems in management : aliando o design à gestão empresarial na busca por melhores soluções de problemas
Visualizar/abrir
Data
2017Autor
Tipo
Resumo
O design está gradativamente ampliando o seu papel, se estabelecendo como uma ferramenta de abordagem para um vasto leque de questões, desde as estratégicas até as de caráter social, permitindo, portanto, diferentes abordagens sem uma solução única. Nesse movimento, o design deixa de ser visto como um custo ou estar ligado apenas ao desenvolvimento de produtos. Ao invés disso, design passa a ser considerado um investimento estratégico, pelo estabelecimento de relação com a gestão empresarial. N ...
O design está gradativamente ampliando o seu papel, se estabelecendo como uma ferramenta de abordagem para um vasto leque de questões, desde as estratégicas até as de caráter social, permitindo, portanto, diferentes abordagens sem uma solução única. Nesse movimento, o design deixa de ser visto como um custo ou estar ligado apenas ao desenvolvimento de produtos. Ao invés disso, design passa a ser considerado um investimento estratégico, pelo estabelecimento de relação com a gestão empresarial. Na esfera estratégica, o design se apresenta como diferencial competitivo ao mesmo tempo em que o seu modelo de solução de problemas oferece um referencial para a solução de problemas da gestão. Com base nesta abordagem característica de resolução de problemas, inerente ao design, do caráter estratégico do design e da potencialidade de penetração na linha da gestão, esse capítulo aborda uma aproximação entre design e gestão empresarial e analisa os benefícios que essa última pode obter, em seu processo de tomada de decisão, pela abordagem de tratamento de wicked problems, do design. Da análise dessa aproximação conclui-se que, para uma empresa se beneficiar da similaridade entre o processo de tomada de decisão do design e igual processo da gestão empresarial, esta deverá abrir mão de rígidos padrões estabelecidos em prol de atitudes potencialmente inovadoras. ...
Contido em
Bernardes, Mauricio Moreira e Silva; Linden, Júlio Carlos de Souza van der (orgs.). Design em pesquisa : vol 1. Porto Alegre : Marcavisual, 2017. p. 36-50
Coleções
-
Livros e Capítulos de Livros (5725)Ciências Sociais Aplicadas (1143)
Este item está licenciado na Creative Commons License