Como fazer genius? : uma análise da ludo motivação em tutoriais makers
Visualizar/abrir
Data
2017Autor
Tipo
Resumo
Esta pesquisa foi realizada durante a na disciplina “Processo de Fabricação Digital como Ferramenta de Projeto” do Programa de Poós-graduação em Design da ufrgs – Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Procurou identificar como fazer um vídeo simples, rápido e de fácil compreensão para diferentes públicos de modo a auxiliar os Makers a passar adiante seu conhecimento de forma mais instrutiva e motivadora. Foram analisados vídeos tutoriais sobre ensino introdutório de Arduino de maior audiên ...
Esta pesquisa foi realizada durante a na disciplina “Processo de Fabricação Digital como Ferramenta de Projeto” do Programa de Poós-graduação em Design da ufrgs – Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Procurou identificar como fazer um vídeo simples, rápido e de fácil compreensão para diferentes públicos de modo a auxiliar os Makers a passar adiante seu conhecimento de forma mais instrutiva e motivadora. Foram analisados vídeos tutoriais sobre ensino introdutório de Arduino de maior audiência em duas fases distintas. A análise foi baseada na comparação métrica para que fossem detectadas as características comuns que pudessem ser relacionadas a escolha do público e que devem ser valorizadas na elaboração desses tutoriais. Na segunda fase, foram escolhidos vídeos que utilizassem o jogo da memória Genius como projeto introdutório para ensino do Arduino, pois o ato de construir o seu próprio jogo pode proporcionar ao construtor o aprendizado de várias habilidades e conhecimentos além dos visados ao fazer uso do jogo pronto. ...
Contido em
Bernardes, Mauricio Moreira e Silva; Linden, Júlio Carlos de Souza van der (orgs.). Design em pesquisa : vol 1. Porto Alegre : Marcavisual, 2017. p. 217-234
Coleções
-
Livros e Capítulos de Livros (5724)Ciências Sociais Aplicadas (1143)
Este item está licenciado na Creative Commons License