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dc.contributor.authorAlencastro, Yvana Oliveira dept_BR
dc.contributor.authorSperhacke, Simone Lorentzpt_BR
dc.contributor.authorPires, Roberto Wannerpt_BR
dc.contributor.authorBruscato, Léia Miottopt_BR
dc.date.accessioned2017-05-06T02:40:39Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/157479pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa foi realizada durante a na disciplina “Processo de Fabricação Digital como Ferramenta de Projeto” do Programa de Poós-graduação em Design da ufrgs – Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Procurou identificar como fazer um vídeo simples, rápido e de fácil compreensão para diferentes públicos de modo a auxiliar os Makers a passar adiante seu conhecimento de forma mais instrutiva e motivadora. Foram analisados vídeos tutoriais sobre ensino introdutório de Arduino de maior audiência em duas fases distintas. A análise foi baseada na comparação métrica para que fossem detectadas as características comuns que pudessem ser relacionadas a escolha do público e que devem ser valorizadas na elaboração desses tutoriais. Na segunda fase, foram escolhidos vídeos que utilizassem o jogo da memória Genius como projeto introdutório para ensino do Arduino, pois o ato de construir o seu próprio jogo pode proporcionar ao construtor o aprendizado de várias habilidades e conhecimentos além dos visados ao fazer uso do jogo pronto.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofBernardes, Mauricio Moreira e Silva; Linden, Júlio Carlos de Souza van der (orgs.). Design em pesquisa : vol 1. Porto Alegre : Marcavisual, 2017. p. 217-234pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDesign instrucionalpt_BR
dc.subjectJogospt_BR
dc.titleComo fazer genius? : uma análise da ludo motivação em tutoriais makerspt_BR
dc.typeCapítulo de livropt_BR
dc.identifier.nrb001020315pt_BR


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