Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSouza, Vinícius Nunes Rocha ept_BR
dc.contributor.authorBruscato, Léia Miottopt_BR
dc.date.accessioned2017-05-06T02:40:04Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/157449pt_BR
dc.description.abstractA linguagem visual e os profissionais encarregados pela sua efetividade e aperfeiçoamento possuem grande importância no atual contexto no qual o ser humano se encontra na contemporaneidade. As imagens visuais, que fazem parte do cotidiano de milhões de pessoas, são capazes de cativar a atenção de muitos e, de certa forma, influenciar seus comportamentos. É inegável a sua efetividade como ferramenta em prol da aprendizagem, estimulando o raciocínio visual e os benefícios trazidos por ele. Todavia, para essa finalidade, faz-se necessário um bom planejamento e a utilização de gráficos instrucionais adequados, de acordo com o tipo de conteúdo a ser apresentado. O presente estudo tem como objetivo compreender como a linguagem visual exerce seu papel como recurso para ensino/aprendizagem em materiais didáticos. Para isso, traz relatos do processo de desenvolvimento de um manual de produção gráfica ilustrado, elaborado mediante utilização da metodologia projetual para produtos gráfico-impressos proposta por Matté (2004), com determinadas adaptações apontadas por Clark e Lyons (2011) em relação ao uso de gráficos instrucionais. A partir dessa análise, pode-se observar a importância da linguagem visual como ferramenta instrucional, assim como constatar a necessidade de respeitar métodos específicos, úteis para os campos que estudam a comunicação e a apresentação de informações por meio de imagens visuais.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofBernardes, Mauricio Moreira e Silva; Linden, Júlio Carlos de Souza van der (orgs.). Design em pesquisa : vol 1. Porto Alegre : Marcavisual, 2017. p. 416-433pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLinguagem visualpt_BR
dc.subjectDesign instrucionalpt_BR
dc.titleAnálise do processo de desenvolvimento de gráficos instrucionais para material didáticopt_BR
dc.typeCapítulo de livropt_BR
dc.identifier.nrb001020325pt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples