Análise do processo de desenvolvimento de gráficos instrucionais para material didático
dc.contributor.author | Souza, Vinícius Nunes Rocha e | pt_BR |
dc.contributor.author | Bruscato, Léia Miotto | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-05-06T02:40:04Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2017 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/157449 | pt_BR |
dc.description.abstract | A linguagem visual e os profissionais encarregados pela sua efetividade e aperfeiçoamento possuem grande importância no atual contexto no qual o ser humano se encontra na contemporaneidade. As imagens visuais, que fazem parte do cotidiano de milhões de pessoas, são capazes de cativar a atenção de muitos e, de certa forma, influenciar seus comportamentos. É inegável a sua efetividade como ferramenta em prol da aprendizagem, estimulando o raciocínio visual e os benefícios trazidos por ele. Todavia, para essa finalidade, faz-se necessário um bom planejamento e a utilização de gráficos instrucionais adequados, de acordo com o tipo de conteúdo a ser apresentado. O presente estudo tem como objetivo compreender como a linguagem visual exerce seu papel como recurso para ensino/aprendizagem em materiais didáticos. Para isso, traz relatos do processo de desenvolvimento de um manual de produção gráfica ilustrado, elaborado mediante utilização da metodologia projetual para produtos gráfico-impressos proposta por Matté (2004), com determinadas adaptações apontadas por Clark e Lyons (2011) em relação ao uso de gráficos instrucionais. A partir dessa análise, pode-se observar a importância da linguagem visual como ferramenta instrucional, assim como constatar a necessidade de respeitar métodos específicos, úteis para os campos que estudam a comunicação e a apresentação de informações por meio de imagens visuais. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Bernardes, Mauricio Moreira e Silva; Linden, Júlio Carlos de Souza van der (orgs.). Design em pesquisa : vol 1. Porto Alegre : Marcavisual, 2017. p. 416-433 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Linguagem visual | pt_BR |
dc.subject | Design instrucional | pt_BR |
dc.title | Análise do processo de desenvolvimento de gráficos instrucionais para material didático | pt_BR |
dc.type | Capítulo de livro | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001020325 | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Livros e Capítulos de Livros (5535)Ciências Sociais Aplicadas (1101)