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dc.contributor.advisorBaldissera, Rudimarpt_BR
dc.contributor.authorSilva, Júlia Matospt_BR
dc.date.accessioned2017-05-04T02:37:32Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/157374pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como tema a comunicação realizada por organizações privadas sobre temáticas de interesse público. Para isso, o principal objetivo desta pesquisa monográfica é verificar se os vídeos oficiais da Samarco disponibilizados em seu canal no YouTube, referentes ao maior desastre socioambiental do país, podem ser considerados comunicação pública, uma vez que essa é a exigência em termos de comunicação, pois se trata de tema de interesse público. Na direção de atingir esse objetivo e fundamentar as análises, o arcabouço teórico compreende a reflexão sobre as noções de comunicação organizacional e comunicação pública, ética empresarial e responsabilidade socioambiental, bem como sobre características do contemporâneo, a sociedade em rede e as tecnologias da informação e da comunicação. O objeto empírico consiste em três vídeos produzidos e veiculados pela Samarco em seu canal no YouTube. Os procedimentos metodológicos são os de análise e interpretação dos dados (GIL, 1994), no caso a comunicação da referida organização sobre um tema de interesse público. O principal resultado evidencia o fato de que a comunicação realizada pela Samarco nesses vídeos é persuasiva e pouco informativa, prevalecendo o interesse da organização e muito pouco apresenta de comunicação pública configurando-se muito mais em comunicação publicitária.pt_BR
dc.description.abstractThis work has as its theme the communication made by private organizations on topics of public interest. For this, the main objective of this monographic research is to verify if the official videos of Samarco made available in its YouTube channel, referring to the biggest socio-environmental disaster of the country, can be considered public communication, since this is the requirement in terms of communication, because it is a matter of public interest. In order to achieve this objective and consolidate the analysis, the theoretical framework includes reflection on the notions of organizational communication and public communication, business ethics and socio-environmental responsibility, as well as on characteristics of the contemporaneous, networked society and information and communication technologies. The empirical object consists of three videos produced and run by Samarco on their YouTube channel. The methodological procedures are those of analysis and interpretation of the data (GIL, 1994), in this case, the communication of said organization on a topic of public interest. The main result evidences the fact that the communication made by Samarco in these videos is persuasive and not very informative, prevailing the interest of the organization and very little of public communication configuring much more in advertising communication.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectOrganizational communicationen
dc.subjectComunicação organizacionalpt_BR
dc.subjectComunicação públicapt_BR
dc.subjectPublic communicationen
dc.subjectPublic interesten
dc.subjectSamarcoen
dc.subjectEthicsen
dc.titleComunicação, interesse público e organizações: uma análise de vídeos da Samarco no canal Youtube sobre a tragédia de Marianapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001013070pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.degree.graduationComunicação Social: Habilitação em Relações Públicaspt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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