Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSartori, Alice Stephanie Tapiapt_BR
dc.contributor.authorDuarte, Cláudia Glavampt_BR
dc.date.accessioned2017-05-04T02:36:55Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.issn2359-2842pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/157357pt_BR
dc.description.abstractEste artigo tem como objetivo apresentar elementos de uma análise do discurso na perspectiva foucaultiana, desenvolvida em uma pesquisa de mestrado no campo da Educação Matemática. O estudo buscou problematizar o uso de atividades lúdicas nas aulas de matemática, visto que o enunciado que afirma a importância de tais práticas se tonou uma verdade naturalizada neste campo de saber. Neste sentido, pensando nos sujeitos que estão autorizados a produzir verdades para a Educação Matemática, escolhemos como material de análise os trabalhos publicados nos anais do XI ENEM (Encontro Nacional de Educação Matemática), especificamente os que se referem ao lúdico. Para apreender tal análise, recorremos às teorizações de Michel Foucault sobre os discursos e a constituição dos sujeitos por meio destes, buscando dialogar com suas concepções de enunciado, enunciação e formação discursiva.pt_BR
dc.description.abstractThis article aims to present elements of a discourse analysis in Foucault's perspective, developed in a master's research in the field of mathematics education. The study sought to question the use of play activities in math classes, as the statement that affirms the importance of such practices became a naturalized truth in this field of knowledge. In this sense, thinking about the subjects that are allowed to produce truths to the mathematics education, we chose as analysis material the work published in the annals of XI ENEM (National Meeting of Mathematics Education), specifically those related to the playful. To grasp this analysis, we use the theories of Michel Foucault on the speeches and the constitution of subjects through them, seeking dialogue with its statement of views, enunciation and discursive formation.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofPerspectivas da Educação Matemática. Campo Grande, MS. Vol. 8, número temático (2015), p. 882-900pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAnthropological Theory of Didacticen
dc.subjectFoucault, Michel, 1926-1984pt_BR
dc.subjectEducação Matemáticapt_BR
dc.subjectDidactic Transpositionen
dc.subjectPraxiological Analysisen
dc.subjectAnálise do discursopt_BR
dc.subjectLudicidadept_BR
dc.titleUma análise do discurso na perspectiva foucaultiana : as práticas lúdicas na educação matemáticapt_BR
dc.title.alternativeA discourse analysis in the Foucault's perspective : the playful practices in mathematics educationen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000992622pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples