Uma análise do discurso na perspectiva foucaultiana : as práticas lúdicas na educação matemática
dc.contributor.author | Sartori, Alice Stephanie Tapia | pt_BR |
dc.contributor.author | Duarte, Cláudia Glavam | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-05-04T02:36:55Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2359-2842 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/157357 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este artigo tem como objetivo apresentar elementos de uma análise do discurso na perspectiva foucaultiana, desenvolvida em uma pesquisa de mestrado no campo da Educação Matemática. O estudo buscou problematizar o uso de atividades lúdicas nas aulas de matemática, visto que o enunciado que afirma a importância de tais práticas se tonou uma verdade naturalizada neste campo de saber. Neste sentido, pensando nos sujeitos que estão autorizados a produzir verdades para a Educação Matemática, escolhemos como material de análise os trabalhos publicados nos anais do XI ENEM (Encontro Nacional de Educação Matemática), especificamente os que se referem ao lúdico. Para apreender tal análise, recorremos às teorizações de Michel Foucault sobre os discursos e a constituição dos sujeitos por meio destes, buscando dialogar com suas concepções de enunciado, enunciação e formação discursiva. | pt_BR |
dc.description.abstract | This article aims to present elements of a discourse analysis in Foucault's perspective, developed in a master's research in the field of mathematics education. The study sought to question the use of play activities in math classes, as the statement that affirms the importance of such practices became a naturalized truth in this field of knowledge. In this sense, thinking about the subjects that are allowed to produce truths to the mathematics education, we chose as analysis material the work published in the annals of XI ENEM (National Meeting of Mathematics Education), specifically those related to the playful. To grasp this analysis, we use the theories of Michel Foucault on the speeches and the constitution of subjects through them, seeking dialogue with its statement of views, enunciation and discursive formation. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Perspectivas da Educação Matemática. Campo Grande, MS. Vol. 8, número temático (2015), p. 882-900 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Anthropological Theory of Didactic | en |
dc.subject | Foucault, Michel, 1926-1984 | pt_BR |
dc.subject | Educação Matemática | pt_BR |
dc.subject | Didactic Transposition | en |
dc.subject | Praxiological Analysis | en |
dc.subject | Análise do discurso | pt_BR |
dc.subject | Ludicidade | pt_BR |
dc.title | Uma análise do discurso na perspectiva foucaultiana : as práticas lúdicas na educação matemática | pt_BR |
dc.title.alternative | A discourse analysis in the Foucault's perspective : the playful practices in mathematics education | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000992622 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Artigos de Periódicos (39123)Ciências Humanas (6674)