Mostrar el registro sencillo del ítem
Complexidade narrativa em Once Upon a Time: análise das personagens Emma e Regina
dc.contributor.advisor | Rosário, Nísia Martins do | pt_BR |
dc.contributor.author | Arena, Priscila Rocha | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-05-04T02:36:43Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/157350 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho busca compreender como o seriado Once Upon a Time, ao trazer personagens de contos de fada em sua narrativa, desconstrói a imagem de herói ou vilão por eles carregada. O objetivo é estudar de que forma o bem e o mal se articulam nas personagens Emma e Regina, a princípio, heroína e vilã, respectivamente. Para isso, é realizado um traçado que aborda o desenvolvimento dos contos de fada, desde a sua origem até os dias atuais. O trabalho evidencia o meio audiovisual, esfera na qual os contos de fada têm ganhado narrativas complexas, que desconstroem antigos estereótipos e tornam os personagens mais próximos dos espectadores, gerando uma maior identificação. Com base em cenas pontuais, depois de assistir aos episódios das cinco primeiras temporadas do seriado, as personagens Emma e Regina são analisadas a partir de suas características, motivações, conflitos internos, comportamento e traços sentimentais. Por meio do estudo desses fatores procuramos entender as diferentes camadas que compõem as personagens em cada uma das fases vividas por elas. Através da análise, foi possível observar como a estratégia narrativa de Once Upon a Time desenvolve o tema dos heróis e dos vilões em seus personagens de maneira complexa, marcados pelo conflito e pela oscilação entre o bem e o mal. | pt_BR |
dc.description.abstract | This paper seeks to understand how the series Once Upon a Time, by bringing characters of fairy tales into its narrative, deconstructs the image of hero or villain that they carry. The main goal is to study how good and evil are articulated in the characters Emma and Regina, in principle, heroine and villain, respectively. For this, a timeline was made, approaching the development of fairy tales from its origin until the present day. The paper evidences the audiovisual media, sphere in which fairy tales have gained complex narratives, deconstructing old stereotypes, approximating the characters to the viewers and generating a greater identification among them. Based on punctual scenes, after watching the episodes of the first five seasons of the series, the characters Emma and Regina are analyzed from their characteristics, motivations, internal conflicts, behavior and sentimental traits. By the study of these factors, we try to understand the different layers that make up the characters in each one of the phases lived by them. Through the analysis, it was possible to observe how Once Upon a Time's narrative strategy develops the theme of heroes and villains in its characters in a complex way, marked by conflict and the oscillation between good and evil. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Fairy tales | en |
dc.subject | Once Upon a Time (Série de televisão) | pt_BR |
dc.subject | Complex narrative | en |
dc.subject | Contos de fadas | pt_BR |
dc.subject | Hero | en |
dc.subject | Narrativa | pt_BR |
dc.subject | Villain | en |
dc.title | Complexidade narrativa em Once Upon a Time: análise das personagens Emma e Regina | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Coca, Adriana Pierre | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001013233 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2016 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidade | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

-
Tesinas de Curso de Grado (38354)Tesinas Comunicación Social (1937)