Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSchmitz, Vera Reginapt_BR
dc.contributor.authorChrestani, Júlia Ghidinipt_BR
dc.date.accessioned2017-05-04T02:36:36Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/157347pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho pretende compreender como as estratégias comunicacionais utilizadas internamente pela Cooperativa de Costureiras Unidas Venceremos – Univens se relacionam com o princípio de autogestão, um dos pilares da economia solidária. Através de levantamento bibliográfico, explorou-se a conceitualização e a contextualização da economia solidária em nível mundial, nacional e regional. Além disso, foi analisado o conceito de comunicação interna e dos processos comunicacionais como auxiliares na manutenção de um ambiente organizacional participativo e autogestionário. O estudo de caso teve a Univens como objeto de pesquisa e fez uso da análise documental e da observação não participante como técnicas complementares ao trabalho. Constatou-se, por fim, que a cooperativa estudada utiliza-se majoritariamente de canais comunicacionais informais e que o conhecimento é peça fundamental para as práticas participativas e autogestionárias.pt_BR
dc.description.abstractThis paper intends to understand how the communication strategies used internally by the Dressmakers Cooperative Univens are related to the principle of self-management, one of the pillars of solidarity economy. Through a bibliographical survey, we explored the conceptualization and contextualization of the solidarity economy, worldwide, nationally and regionally. In addition, the concept of internal communication and communication processes as ancillary in the maintenance of a participative and self-managed organizational environment was analyzed. The case study had Univens as an object of research and made use of documentary analysis and non-participant observation as complementary techniques to the work. Finally, it was verified that the cooperative studied is used mostly by informal communication channels and that knowledge is a fundamental part of participatory and self-managed practices.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectComunicação internapt_BR
dc.subjectSocial communicationen
dc.subjectInternal communicationen
dc.subjectEconomia solidáriapt_BR
dc.subjectSolidarity economyen
dc.subjectSelf-managementen
dc.subjectParticipationen
dc.titleA importância da comunicação interna na outra economia: o caso da cooperativa de costureiras Unidas Venceremos - UNIVENSpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001013069pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.degree.graduationComunicação Social: Habilitação em Relações Públicaspt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples