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dc.contributor.advisorKowarick, Adriana Coelho Borgespt_BR
dc.contributor.authorMartins, Keine Lopespt_BR
dc.date.accessioned2017-05-04T02:36:32Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/157344pt_BR
dc.description.abstractFundada há mais de 100 anos, a Harley-Davidson passou por diversas dificuldades para consolidar seu nome no mercado e criar uma legião de seguidores ao redor do mundo. A cultura por trás da marca é a principal fonte de inspiração deste trabalho, onde será estudado a origem desta e como a comunicação influenciou para seu surgimento. O estudo foi fundamentado com base nas teorias do consumo e de marketing, como também noções de Branding por questões referentes a como os consumidores pertencentes a diversos contextos sociais diferentes são atraídos pela marca por uma experiência de vida em comum. Por meio de uma análise na história da empresa e observação de imagens, filmes e fotografias, o pesquisador buscou identificar um quadro de referências que inspiram, atraem e mantêm os consumidores fiéis à marca. A importância das imagens neste universo é reforçada pela fotografia que auxilia a identificar o que é entendido como estilo Harley- Davidson e igualmente cultura Harley-Davidson. Como procedimento metodológico, utiliza-se uma análise documental e bibliográfica sobre a marca, possibilitando assim um entendimento amplo sobre o assunto para então estabelecer uma relação com as teorias estudadas e encontrar uma resposta para o problema apresentado. Como resultado, foi possível observar que existem três principais pontos que convergem para o surgimento, a difusão e a consolidação do que fica entendido como cultura Harley-Davidson sendo eles respectivamente: o cinema, o consumidor e a própria empresa.pt_BR
dc.description.abstractFounded more than 100 years ago Harley-Davidson has gone through a lot of difficulties to consolidate its name on the business market and create a legion of followers around the world. The culture behind the brand is the main inspiration of this work wherein will be studied the origin of this and how the communication influenced to its emergence. The study was based on consumer and marketing theories as well as Branding theories for questions about how consumers from different social contexts are attracted to the brand by a shared life experience. Through an analysis of company history and observation of images, films and photographs, the researcher had search to identify references that inspire, attract and keep consumers loyal to the brand. The importance of images is enhanced by photography that helps to identify what is understood as Harley-Davidson style and Harley-Davidson culture. As a methodological procedure a documentary and bibliographic analysis of the brand was used, allowing a large understanding about the subject to establish a relationship with the theories researched and finally to find an answer to the presented problem. As a result it was possible to watch there are three main reasons that converge to the emergence, diffusion and consolidation of what is understood as Harley-Davidson culture. They are: the cinema, the consumer and the company itself.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectHarley-Davidsonen
dc.subjectGestão de marcaspt_BR
dc.subjectImagem de marcapt_BR
dc.subjectCommunicationen
dc.subjectHarley-Davidson cultureen
dc.titleCultura Harley-Davidson: o papel da comunicação na construção da imagem da marcapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001013213pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.degree.graduationComunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadept_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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