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dc.contributor.advisorSilva, Alexandre Rocha dapt_BR
dc.contributor.authorIsaias, Kailã de Oliveirapt_BR
dc.date.accessioned2017-05-04T02:35:51Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/157324pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa objetiva analisar o filme Doce Amianto (2013), de Guto Parente e Uirá dos Reis, através do Camp e do Queer. Com 70 minutos, o filme apresenta uma estética de exagero e fabulação, tendo como características o uso de atores masculinos na interpretação de personagens femininas, o exagero nas interpretações, as cores saturadas. A monografia divide-se em duas partes. Em um primeiro momento, é realizada uma revisão teórica sobre os conceitos de sujeito, processos de singularização e performatividade de gênero por um viés pós-identitário, buscando levar em consideração os Estudos Queer e seus preceitos. Partindo desses conceitos, uma sensibilidade Queer começa a ser compreendida, usando como base a estética do Camp, para então passar a compreender essa sensibilidade no contexto cinematográfico. Em um segundo momento, o filme passa a ser explorado, primeiramente, no contexto de um novo modo de produção, através de coletivos que vêm despontando no Brasil; e, em seguida, apresenta-se um mapeamento da produção acadêmica feita sobre ele; por fim, as análises associam elementos relevantes do aporte teórico aos recursos expressivos da obra, de modo a compreender como se dão os processos de singularização em Doce Amianto. Argumenta-se que o filme apresenta uma performance drag que abarca todos os seus aspectos.pt_BR
dc.description.abstractThis research aims to analyze the movie Doce Amianto (2013), by Guto Parente and Uirá dos Reis, through the concept of Queer Sensitivity. With 70 minutes, the film presents an aesthetic of exaggeration and fable, having as characteristics the use of male actors in the interpretation of female characters, the exaggeration in the interpretations, the saturated colors. The monograph is divided into two parts. At first, a theoretical revision on the concepts of subject, processes of singularization and performativity of gender by a post-identitarian bias is carried out, seeking to take into account the Queer Studies and its precepts. Based on these concepts, the Queer Sensibility begins to be understood, based on Camp's aesthetics, to begin to understand this sensitivity in the cinematographic context. In a second moment, the film begins to be explored, first, with the context of a new mode of production, through collectives that have been appearing in Brazil; And then a mapping of the academic production done on it is presented; Finally, the analyzes associate relevant elements of the theoretical contribution to the expressive resources of the work, in order to understand how the processes of singularization in Doce Amianto occur. It is argued that the film presents a performance drag that covers all its aspects.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectQueeren
dc.subjectTeoria queerpt_BR
dc.subjectDoce Amianto (Filme)pt_BR
dc.subjectCinemaen
dc.subjectCampen
dc.subjectEstudos de gêneropt_BR
dc.subjectProcesses of singularizationen
dc.titleUm filme drag: o Camp e o Queer no filme Doce Amiantopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coLeites, Bruno Bueno Pintopt_BR
dc.identifier.nrb001014311pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.degree.graduationComunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadept_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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