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dc.contributor.advisorPieniz, Mônica Bertholdopt_BR
dc.contributor.authorMaister, Cássia Laci de Campospt_BR
dc.date.accessioned2017-05-04T02:34:59Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/157288pt_BR
dc.description.abstractConsiderando que cada vez mais as organizações têm se apropriado dos diversos meios tecnológicos para aproximar-se de seus públicos de interesse, o presente trabalho buscou compreender de que forma essa realidade que convida as organizações à inserção nas redes sociais, oriunda do advento da Internet, tem se manifestado nos processos comunicacionais da organização hospitalar Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. O método utilizado foi o Estudo de Caso e para que este fosse operacionalizado, foram adotadas as técnicas de análise de conteúdo, análise documental e entrevista semi-aberta. A entrevista semi-aberta foi realizada para verificar qual o olhar da organização sobre gestão da comunicação nas redes sociais. Já a análise documental buscou verificar como a instituição busca comunicar-se com o seu público interno sobre demandas que surgem a partir da presença da organização no ambiente digital. A análise de conteúdo foi utilizada para sistematizar os temas tratados pela organização na página do Facebook, no período de 23 de maio a 23 de julho de 2016, o que gerou um corpus de 67 postagens analisadas. Para verificar como se dá a interação no canal, foram analisados os 20 primeiros comentários de cada publicação, gerando um volume de 446 comentários. Os resultados mostram que as organizações hospitalares, pela natureza do serviço que prestam e pela diversidade de seus públicos, tornam-se complexas e que essas questões também podem interferir nos fluxos comunicacionais. Verifica-se também que, a exemplo da organização analisada, a comunicação quando pensada de maneira estratégica no ambiente digital e fazendo parte do planejamento estratégico da instituição, proporciona efeitos que impactam sensivelmente e positivamente à comunicação organizacional como um todo, tornando-se cada vez mais essencial para aquelas instituições que buscam estabelecer o bom relacionamento com seus públicos.pt
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectComunicação organizacionalpt_BR
dc.subjectRedes sociaispt_BR
dc.titleComunicação organizacional hospitalar na Web: a Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre no Facebookpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001013056pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.degree.graduationComunicação Social: Habilitação em Relações Públicaspt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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