Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMarques, Juracy Cunegattopt_BR
dc.contributor.advisorEngers, Maria Emilia Amaralpt_BR
dc.contributor.authorSilveira, Fernando Lang dapt_BR
dc.contributor.otherPontificia Universidade Catolica do Rio Grande do Sul. Pos-Graduacao em Educacaopt_BR
dc.date.accessioned2017-04-29T02:24:44Zpt_BR
dc.date.issued1992pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/157253pt_BR
dc.description.abstractA Filosofia da Ciência de Karl Popper e Imre Lakatos é o referencial teórico para a proposta de uma estratégia de mudança das concepções alternativas para concepções científicas. A estratégia foi testada empiricamente em nove estudos conduzidos com alunos de Física 1 e 2 das engenharias da PUCRS e UFRGS. Os nove estudos corroboraram a eficácia da estratégia na promoção das mudanças pretendidas. Aborda-se também o ensino da Mecãnica Quântica. Discute-se a questão das interpretações desta teoria, utilizando-se como referencial teórico a epistemologia racionalista e realista de Karl Popper e mario Bunge. Critica-se a interpretação não-realista da Escola de Copenhague e se mostra a ligação desta com o Positivismo Lógico. Conclui-se por se esboçar uma interpretação realista.pt_BR
dc.description.abstractA rational-realistic epistemology and the teaching of Physics. The Philosophy of Science of Karl Popper and Imre Lakatos is from alternative conceptions to scientific ones. The strategy has been empirically tested through nine different studies having students os engineering at PUCRS and UFRGS as subjects of the experiments. These nine studies corroborate the efficiency of strategy in producing the desired changes. The study also includes the Quantum Mechanics. A different interpretation of this theory is discussed, having the rationalistic-realistic epistemology of Karl Popper and Mario Bunge as reference. The interpretation of the Kopenhagen School is criticized showing its links to Logical Positivism. A realistic interpretation is outlined and proposed as a conclusion.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectFísica geralpt_BR
dc.subjectEnsino de físicapt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.titleUma Epistemologia Racional-Realista e o Ensino da Físicapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb000055429pt_BR
dc.degree.grantorPontificia Universidade Catolica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.programPós-Graduação em Educacaopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date1992pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples