Uma Epistemologia Racional-Realista e o Ensino da Física
dc.contributor.advisor | Marques, Juracy Cunegatto | pt_BR |
dc.contributor.advisor | Engers, Maria Emilia Amaral | pt_BR |
dc.contributor.author | Silveira, Fernando Lang da | pt_BR |
dc.contributor.other | Pontificia Universidade Catolica do Rio Grande do Sul. Pos-Graduacao em Educacao | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-04-29T02:24:44Z | pt_BR |
dc.date.issued | 1992 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/157253 | pt_BR |
dc.description.abstract | A Filosofia da Ciência de Karl Popper e Imre Lakatos é o referencial teórico para a proposta de uma estratégia de mudança das concepções alternativas para concepções científicas. A estratégia foi testada empiricamente em nove estudos conduzidos com alunos de Física 1 e 2 das engenharias da PUCRS e UFRGS. Os nove estudos corroboraram a eficácia da estratégia na promoção das mudanças pretendidas. Aborda-se também o ensino da Mecãnica Quântica. Discute-se a questão das interpretações desta teoria, utilizando-se como referencial teórico a epistemologia racionalista e realista de Karl Popper e mario Bunge. Critica-se a interpretação não-realista da Escola de Copenhague e se mostra a ligação desta com o Positivismo Lógico. Conclui-se por se esboçar uma interpretação realista. | pt_BR |
dc.description.abstract | A rational-realistic epistemology and the teaching of Physics. The Philosophy of Science of Karl Popper and Imre Lakatos is from alternative conceptions to scientific ones. The strategy has been empirically tested through nine different studies having students os engineering at PUCRS and UFRGS as subjects of the experiments. These nine studies corroborate the efficiency of strategy in producing the desired changes. The study also includes the Quantum Mechanics. A different interpretation of this theory is discussed, having the rationalistic-realistic epistemology of Karl Popper and Mario Bunge as reference. The interpretation of the Kopenhagen School is criticized showing its links to Logical Positivism. A realistic interpretation is outlined and proposed as a conclusion. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Física geral | pt_BR |
dc.subject | Ensino de física | pt_BR |
dc.subject | Ensino superior | pt_BR |
dc.title | Uma Epistemologia Racional-Realista e o Ensino da Física | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000055429 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Pontificia Universidade Catolica do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.program | Pós-Graduação em Educacao | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 1992 | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
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