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dc.contributor.advisorBressani, Luiz Antoniopt_BR
dc.contributor.authorMiranda, Talita Carolinept_BR
dc.date.accessioned2009-05-08T04:12:49Zpt_BR
dc.date.issued2008pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/15721pt_BR
dc.description.abstractNesta dissertação é apresentado o mapeamento geotécnico obtido para a região adjacente à obra de duplicação da rodovia BR101, entre os municípios de Osório a Torres, RS. A região apresenta uma grande variedade de materiais e complexidade de deposição, com interdigitação entre materiais de encosta e materiais de deposição flúvio-marinha. O trabalho utilizou a metodologia de mapeamento proposta por Davison Dias (1995), com cruzamento e análise das informações contidas nos mapas geológicos e pedológicos. Foi feita uma generalização taxonômica para agrupar classes de materiais com características geotécnicas semelhantes. Utilizando uma plataforma de SIG, foram introduzidas informações de topografia, geologia e pedologia para gerar 2 mapas de unidades geotécnicas: o Mapa Geotécnico Generalizado com 23 unidades e um Mapa Geotécnico Detalhado com 52 unidades geotécnicas. Foi confeccionado um Modelo Numérico do Terreno utilizado para a verificação das unidades mapeadas nas áreas de encosta e criado um banco de dados com informações de mapas de Geologia e Pedologia, sondagens do tipo SPT, dados de granulometria das jazidas utilizadas na obra e material fotográfico. A metodologia e os dados utilizados resultaram em um mapeamento de muito boa qualidade na identificação das classes de solos.pt_BR
dc.description.abstractThis dissertation presents the mapping obtained from the adjacent region of the BR101 highway duplication, between the towns of Osório and Torres, Rio Grande do Sul. The region presents great variety of materials and deposition complexity, with inter-stratification between slope materials and estuarine deposited materials. The work was carried out using the mapping methodology proposed by Davison Dias (1995), which analise and combine the informations contained in geological and pedological maps. Some classes of soils of similar geotechnical characteristics were grouped together by a taxonomic generalization. Collected information on topography, geology and pedology were introduced in a Geographical Information System (GIS), to produce 2 maps: a Simplified Geotechnical Map with 23 unities and a Detailed Geotechnical Map with 52 geotechnical unities. A Digital Terrain Model (DTM) was constructed and used for the checking the mapping unities in the slope areas. A digital database was also assembled with results of SPT soundings, grain-size distribution of the deposits used in the construction and photographic material. The methodology and the quality of information used resulted in maps with very good quality for the identification of the soil classes presented in the area.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMapeamento geotécnicopt_BR
dc.subjectGeotechnical mappingen
dc.subjectRodoviaspt_BR
dc.subjectGeographical information systemsen
dc.subjectHighwayen
dc.subjectSistemas de Informação Geográfica (SIG)pt_BR
dc.titleMapeamento das unidades geotécnicas e desenvolvimento de um Sistema de Informações Geográficas para área de abrangência da Rodovia BR-101/RSpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000689783pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Civilpt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2008pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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