Educação física e gênero : saberes da prática docente militante no estágio supervisionado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
View/ Open
Date
2016Author
Advisor
Co-advisor
Academic level
Graduation
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
A presente pesquisa tem como objetivo analisar o processo de construção da minha prática docente militante, a partir de uma investigação biográfica narrativa. O trabalho centra-se na discussão acerca dos atravessamentos de gênero no contexto escolar e nos sentidos dados à Educação Física nos diferentes espaços, momentos e aprendizagens que experenciei durante o estágio de docência do curso de Educação Física – Licenciatura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Quanto aos instrumentos de ...
A presente pesquisa tem como objetivo analisar o processo de construção da minha prática docente militante, a partir de uma investigação biográfica narrativa. O trabalho centra-se na discussão acerca dos atravessamentos de gênero no contexto escolar e nos sentidos dados à Educação Física nos diferentes espaços, momentos e aprendizagens que experenciei durante o estágio de docência do curso de Educação Física – Licenciatura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Quanto aos instrumentos de produção das fontes, utilizei os diários de campo construídos durante as disciplinas de Estágio de Docência de Educação Física no Ensino Fundamental e no Ensino Médio, no período de agosto de 2015 a junho de 2016. A metodologia utilizada baseia-se na análise da minha experiência, tendo como foco a inter-relação entre aprendizagem e reflexividade. Nesse contexto, a trajetória docente é rememorada e problematizada a fim de trazer questionamentos que contribuam com o percurso autoformativo da professora. O processo analítico emergiu dois eixos de investigação: i) a construção do “eu” professora: a prática docente militante no estágio supervisionado; ii) o movimento “Ocupa Braun” e o protagonismo das estudantes. A partir disso, foi possível verificar que o lugar da Educação Física escolar precisa ser ressiginificado a fim de que meninas e mulheres sintam-se estimuladas a ocuparem esse espaço. Também se observou que a disciplina deve debater suas funções na escola procurando dialogar com os anseios da sociedade contemporânea. Conclui-se que a docência é política e se manifesta nas mais diversas formar de ensinar. ...
Abstract
This research proposes to analyze the process of building my militant teaching practice based on a biographical narrative investigation. This study focuses on the discussion about gender crossings in the school context and the physical education meanings produces in the different spaces, at the different moments and different process of learnings that I experienced during my teaching internship of the physical education graduation course at Federal University of Rio Grande do Sul. Field diaries ...
This research proposes to analyze the process of building my militant teaching practice based on a biographical narrative investigation. This study focuses on the discussion about gender crossings in the school context and the physical education meanings produces in the different spaces, at the different moments and different process of learnings that I experienced during my teaching internship of the physical education graduation course at Federal University of Rio Grande do Sul. Field diaries were constructed during the subjects of the physical education in elementary and secondary education teaching internship from august 2015 to June 2016 for the use the instrument of sources production. The methodology that I used was based on the analysis of my experience focusing on the interrelationship between learning and reflexivity. So the teacher's trajectory is remembered and problematized in order to bring in questions that contribute to the teacher's self-formative percourse. The analysis process emerged in two research areas: the construction of the teacher's "self" from the militant teaching practice in the supervised internship; The "Occupy Braun" movement and the students' protagonism. From this it was possible to verify that the place of the Physical Education school needs to be resignified so that girls and women feel stimulated to occupy this space. It was also observed that the discipline should discuss its functions in the school seeking to dialogue with the wishes of contemporary society. One concludes that teaching is political and manifests itself in the most diverse ways of teaching. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física. Curso de Educação Física: Licenciatura.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License