Pensando as raízes : os pedagogos precursores do tema da espiritualidade na educação
dc.contributor.advisor | Marques, Luciana Fernandes | pt_BR |
dc.contributor.author | Lopes, Andrea Bernardes | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-04-27T02:23:36Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2017 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/157147 | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta estudo investiga os autores que inicialmente falaram de espiritualidade na educação e que ofereceram fundamentos teóricos para a (re)inserção da religiosidade/espiritualidade na Educação nos dias atuais. Utiliza como método de estudo uma pesquisa bibliográfica com o intuito de analisar o que já foi publicado sobre o tema, através da literatura publicada em artigos, revistas científicas e publicações outras como livros, enciclopédias, manuais e relatórios. Constata que os autores aqui apresentados contribuíram de forma significativa para a evolução da história da educação, passavam por verdadeiras “batalhas” diárias, construíram uma sólida caminhada e modificaram o fazer docente. Comenius, Rousseau, Pestalozzi, Rivail e Montessori apresentaram uma concepção ampliada sobre as potencialidades da criança e valorizaram o que por muitos estudiosos da época não era percebido: as capacidades que as crianças possuem. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Espiritualidade | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Licenciatura | pt_BR |
dc.title | Pensando as raízes : os pedagogos precursores do tema da espiritualidade na educação | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001016240 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Psicologia | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2017 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Psicologia: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Psicologia (430)