Desenho no ensino médio : contrariando bloqueios e explorando novas potencialidades
Visualizar/abrir
Data
2016Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Pais, professores e pesquisadores do Ensino de Artes Visuais concordam que toda criança que desenha desfruta imensamente disso. Porém, com a chegada à adolescência, aparentemente muitos alunos perdem o gosto – ou até mesmo desenvolvem verdadeira aversão – por essa linguagem. Investigadores se questionam se essa ruptura se dá na forma de um bloqueio inevitável, advindo do próprio desenvolvimento do indivíduo, ou é resultado da falta é estímulo adequado para que se cultive nesse público o prazer ...
Pais, professores e pesquisadores do Ensino de Artes Visuais concordam que toda criança que desenha desfruta imensamente disso. Porém, com a chegada à adolescência, aparentemente muitos alunos perdem o gosto – ou até mesmo desenvolvem verdadeira aversão – por essa linguagem. Investigadores se questionam se essa ruptura se dá na forma de um bloqueio inevitável, advindo do próprio desenvolvimento do indivíduo, ou é resultado da falta é estímulo adequado para que se cultive nesse público o prazer de desenhar? Este trabalho de pesquisa investiga como a prática docente está posicionada com relação a esses dois pontos-de-vista, e também aponta novos caminhos através do desenvolvimento e aplicação de um projeto de ensino que apresenta o Desenho como protagonista no Ensino Médio Colaboraram para esse trabalho, além da pesquisa bibliográfica e das reflexões surgidas no estágio, a elaboração e aplicação de questionários a alunos – das minhas turmas 214 e 223 no Colégio Elpídio Ferreira Paes, em Porto Alegre – e professores de Artes no Ensino Médio – a maioria, regentes de colegas da disciplina Estágio II na Licenciatura de Artes Visuais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) –, e a realização de resenha e fichamento de imagens dos livros de Artes no Programa Nacional do Livro Didático (PNDL) para o Ensino Médio. ...
Abstract
Parents, teachers and researchers in Visual Arts Teaching agree that every child who draws enjoys it immensely. However, according these same experts, the advent of adolescence, many students seems to disenchant or even develop real aversion by this kind of language. Some researchers question whether this rupture occurs in the form of an inevitable blockage, arised from the individual's own development, or if it just lacks adequate incentives to improve the drawing pleasure. This research inves ...
Parents, teachers and researchers in Visual Arts Teaching agree that every child who draws enjoys it immensely. However, according these same experts, the advent of adolescence, many students seems to disenchant or even develop real aversion by this kind of language. Some researchers question whether this rupture occurs in the form of an inevitable blockage, arised from the individual's own development, or if it just lacks adequate incentives to improve the drawing pleasure. This research investigates how the teaching practice is positioned about these two points of view, and also try to find out new paths through the development and application of a teaching Project that presentes the Drawing as a main role player in High School. In addition to the bibliographical research and reflections emerged in teaching internship, it was applied survey questionnaires to students – to classes 214 and 223 at the Elpídio Ferreira Paes College in Porto Alegre - and Arts teachers in High School, most of them class teaching internship regents for the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS) classmates, and the review and images recording in Arts books for the National Textbook Program (PNDL) in high school. en ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Curso de Artes Visuais: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Artes Visuais (660)
Este item está licenciado na Creative Commons License