A presença do estranho como um agente catalisador no processo estético de Edgar Allan Poe
dc.contributor.advisor | Brito Junior, Antônio Barros de | pt_BR |
dc.contributor.author | Diogo, Luís Alberto de Oliveira | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-04-21T02:35:51Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/157037 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem como objetivo discutir as similaridades entre a obra de Edgar Allan Poe e a temática do Estranho (Das Unheimliche), proposta por Sigmund Freud no texto intitulado "O Estranho"(FREUD, 1919).Na continuidade deste trabalho, buscaremos,ainda, estabelecer uma relação dialógica com a temática do duplo (Doppelgänger) apresentada por Otto Rank (RANK, 1939),tendo em vista que ambos os autores, de certa forma,colaboraram reciprocamente na pesquisa do outro. O escopo de análise é centrado no conto “A Queda da Casa de Usher”, produzido por Poe em 1839. Através de uma análise dos personagens, as hipóteses aqui levantadas sobre o retorno do recalcado presente no conto devem ser consideradas na condição de agente revelador de pulsões reprimidas advindas do inconsciente em cruzamento com a ambivalência do duplo. Fundamentando-nos essencialmente na literatura e alguns recursos da psicanálise, tentaremos mostrar alguns dos possíveis destinos desta estranheza e como ela se manifesta no processo estético de Edgar Allan Poe. | pt_BR |
dc.description.abstract | The present work aims to discuss the similarities between the literary work of Edgar Allan Poe and the uncanny(Das Unheimliche) such as proposed by Sigmund Freud in his text “The Uncanny" (1919). Then, this monography establishes a dialogical relationship between Freud’s work and Otto Rank’s concept of Doppelganger (1939), considering that both authors mutually collaborated in the work of each other. The analysis focuses on the short story The Fall of the House of Usher, written in 1839 by Edgar Allan Poe. The hypotheses is that the return of the repressed in this tale should be considered as a revelator agent in terms of the drives repressed that comes from the unconscious in the intersection with the ambivalence present in the concept of “The Double” by Otto Rank. Based mainly on literature and some resources of psychoanalysis, this work tries to evince some of the possible destinations of this uncanniness and how this is approaches to the esthetic process of Edgar Allan Poe. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Uncanny (Unheimliche) | en |
dc.subject | Poe, Edgar Allan, 1809-1849 | pt_BR |
dc.subject | Double | en |
dc.subject | Freud, Sigmund, 1856-1939 | pt_BR |
dc.subject | Fantastic Literature | en |
dc.subject | Literatura fantástica | pt_BR |
dc.subject | Literatura norte-americana | pt_BR |
dc.title | A presença do estranho como um agente catalisador no processo estético de Edgar Allan Poe | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001017715 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Letras | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2016 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Letras: Português e Inglês: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License

-
TCC Letras (1265)