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dc.contributor.advisorNaujorks, Jane da Costapt_BR
dc.contributor.authorRamos, Ana Paula Anghinonipt_BR
dc.date.accessioned2017-04-21T02:35:48Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/157032pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como tema central a reescrita de produções textuais voltadas para a preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Partindo do pressuposto de que escrever é reescrever, o objetivo foi que os alunos de um curso pré-vestibular de Porto Alegre percebessem a importância da escrita e dos novos olhares que devem recair sobre ela a cada nova leitura para que percebessem, por fim, que o texto pode ser sempre aperfeiçoado. Esse trabalho foi desenvolvido em turmas de dez alunos durante quatro encontros mensais de aproximadamente duas horas cada um. Usou-se como guia a redação dissertativo-argumentativa (aquele em que se defende uma tese por meio de argumentos) e as respectivas competências requeridas pela prova do ENEM, o principal meio pelo qual os estudantes ingressam na universidade hoje. Observou-se, ao final, que os alunos melhoraram, por meio de sugestões de olhares alheios, o texto em sua segunda versão, atendendo às competências requeridas pela redação do ENEM. Concluiu-se, assim, que a reescrita é primordial em ambientes de ensino aprendizado da escrita porque um texto dificilmente estará pronto em sua primeira versão e que é preciso um grande trabalho sobre ele até que ele atinja o objetivo de defender e de provar uma tese.pt_BR
dc.description.abstractLa presente tesis tiene como tema central la reescritura de producciones textuales que se vuelcan para la preparación para el Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Suponiendo que la escritura es reescritura, el objetivo fue que los alumnos de un curso pré-vestibular de Porto Alegre percibieran la importancia de la escritura y de las nuevas miradas que deben recaer sobre ella a cada nueva lectura para que percibieran, por fin, que el texto puede ser siempre perfeccionado. Este trabajo fue desarrollado en grupos de diez alumnos a lo largo de cuatro encuentros mensuales de aproximadamente dos horas cada uno. Fue utilizada como guía la estructura textual argumentativa (aquella en que se defiende una tesis a través de argumentos) y las respectivas competencias requeridas por el examen del ENEM, la principal vía de acceso de los estudiantes a la Universidad actualmente. Fue posible observar, al final, que los alumnos perfeccionaron, a través de sugerencias de miradas ajenas, el texto en su segunda versión, cumpliendo con las competencias requeridas por la prueba textual del ENEM. Por lo tanto, se concluye que la reescritura es esencial en ambientes de enseñanza-aprendizaje de la escritura ya que un texto difícilmente estará listo en su primera versión y que es necesario un gran esfuerzo sobre él hasta que alcance el objetivo de defender y de probar un punto de vista.es
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectProducción textuales
dc.subjectExame Nacional do Ensino Médiopt_BR
dc.subjectReescrituraes
dc.subjectProdução textualpt_BR
dc.subjectENEMes
dc.subjectReescritapt_BR
dc.subjectRedaçãopt_BR
dc.subjectTexto dissertativopt_BR
dc.titleA reescrita de produções textuais voltadas à preparação para o ENEMpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001017528pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.degree.graduationLetras: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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