Realismo desfigurado : Dom Casmurro entre o preciso e o impreciso
dc.contributor.advisor | Sanseverino, Antônio Marcos Vieira | pt_BR |
dc.contributor.author | Brum, Fernando Machado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-04-21T02:35:31Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/157003 | pt_BR |
dc.description.abstract | Em Machado de Assis, a representação da realidade é desfigurada através da forma literária marcada pelo binômio precisão versus imprecisão. Essa desfiguração surge na representação do cotidiano sério e trágico (elementos constitutivos do Realismo moderno, segundo Erich Auerbach) que, no Brasil, são afetados pela mescla de percepções de ordem política, econômica e religiosa, causando uma falta de posicionamento social claro. O presente trabalho tem a intenção de analisar o romance Dom Casmurro (obra que possui um narrador comprometido tanto pelo discurso jurídico quanto pelo discurso religioso) à luz do método que Auerbach desenvolveu para compreender a forma como é apresentada a condição humana através do tempo, especialmente nas obras Figura (1944) e Mimesis (1946), a fim de demonstrar como se dá a representação da realidade em um país periférico e pautado por valores arcaicos, gerando a quebra da seriedade e o afastamento da precisão realista. | pt_BR |
dc.description.abstract | In Machado de Assis work, the representation of reality is disfigured through the literary form determined by the precision vs. imprecision binomial. Such disfiguration emerges from the representation of the serious and tragic everyday (constitutive elements of Modern Realism, according to Erich Auerbach), which in Brazil is affected by the miscellany of political, economic and religious perceptions, causing an absence of a clear social positioning. The current work intends to analyze the novel Dom Casmurro (story that has a committed narrator both for the juridical speech and the religious one) making use of the method Auerbach developed to comprehend the form the human condition is present through time, specially in the works Figura (1944) and Mimesis (1946), in order to demonstrate the representation of reality in a peripheral country ruled by archaic values, generating the break of seriousness and the dismissal of realist precision. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Assis, Machado de, 1839-1908. Dom Casmurro : Crítica e interpretação | pt_BR |
dc.subject | History | en |
dc.subject | Auerbach, Erich, 1892-1957. Mimesis : Ensaio | pt_BR |
dc.subject | Figure | en |
dc.subject | Realism | en |
dc.subject | Literatura brasileira | pt_BR |
dc.subject | Realismo | pt_BR |
dc.title | Realismo desfigurado : Dom Casmurro entre o preciso e o impreciso | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001016995 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Letras | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Letras | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2016 | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Linguística, Letras e Artes (2878)Letras (1771)