Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMaggio, Sandra Sirangelopt_BR
dc.contributor.authorPereira, Ismael Bernardopt_BR
dc.date.accessioned2017-04-21T02:35:17Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/156990pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo estabelecer uma comparação entre duas representações de um mesmo personagem: o duplo Dr. Jekyll/Mr. Hyde, como criado por R. L. Stevenson em sua novela gótica O Médico e o Monstro (1886); e, posteriormente, como reinterpretado na graphic novel A Liga Extraordinária (1999-2003), por Alan Moore e Kevin O'Neill. Primeiramente são analisados os fatores que contribuem para a primeira aparição do personagem e as temáticas que este carrega, como as características do gênero gótico e a evolução científica do século XIX, que passou a servir-lhe de tema, com o fim de compreender melhor a constituição de Jekyll/Hyde. Conceitos posteriores que lidam com a temática do duplo – dos autores Otto Rank e Sigmund Freud – são utilizados, uma vez que este se revela um tema constante na narrativa de Stevenson, que lida com as dicotomias público/privado, primitivo/civilizado. A ligação entre a obra original e os quadrinhos de Moore e O'Neill se dá através conceito de Intertextualidade, como proposto por Júlia Kristeva, que estabelece uma relação de significado de um texto dentro de outro, que por sua vez se configura como um "mosaico de citações" No caso de A Liga Extraordinária, tal conceito serve de elemento fundador das intenções da graphic novel, que constantemente faz referências a diversos personagens da literatura, sobretudo vitoriana. Nesse contexto, o personagem duplo Jekyll/Hyde é reavaliado pelos autores num novo gênero textual, com outros mecanismos, além de elementos de um novo estilo, o steampunk, que remete ao gótico ao mesmo tempo que dele se distancia, situando A Liga num universo vitoriano paralelo. Na parte final do trabalho são analisadas as principais diferenças percebidas no personagem duplo em seu novo contexto de representação – principalmente através das conceituações dos estudiosos de quadrinhos Scott McCloud e Ann Miller –, assim como a persistência ou não das temáticas que inevitavelmente carrega devido a sua origem. Conclui-se que o personagem continua carregando traços de sua origem em Stevenson, como uma ferramenta de identificação para o leitor, ao mesmo tempo em que sofre consideráveis mudanças morais e visuais, sobretudo na figura de Hyde, que ganha mais espaço e se distingue fundamentalmente da figura do vilão vitoriano.pt_BR
dc.description.abstractThis monograph aims to establish a comparison between two different portrayals of the same character: Dr Jekyll/Mr. Hyde, created by R. L. Stevenson in his novella The Strange Case of Dr. Jekyll and Mr. Hyde (1886), and his reinterpretation in the graphic novel The League of Extraordinary Gentlemen (1999-2003), by the writer Alan Moore and artist Kevin O'Neill. Primarily, the themes and factors which contributed for the character's first portrayal are analyzed––such as aspects of the gothic genre and the scientific evolution in the 19th century––in order to better understand the constituition of the character. Later concepts which deal with the "double" are used––by authors Otto Rank and Sigmund Freud––since this is an ever-present theme in Stevenson's narrative, represented by the dichotomies public/private and primitive/civilized The connection between the original story and Moore and O'Neill's comics is established through the concept of Intertextuality, by author Julia Kristeva, who proposes a relation of meaning between different texts resulting in a "mosaic of quotations" (my translation). In The League of Extraordinary Gentlemen, this element builds the foundation and the intentions of the graphic novel, which constantly refers to several characters of literature, especially Victorian. In this context, Jekyll/Hyde is revaluated in a textual genre and its mechanisms, as well as in another style, steampunk, which refers to the gothic in a particular way and locates The League in a Victorian parallel universe. Finally, this work analyzes the main noticed differences in the double character in its new context––especially through the work of comic book scholars Scott McCloud and Ann Miller––, as well as the persistence (or not) of the themes the character inevitably carries from its origin in Stevenson. Concluding, this research shows that the character still carry traits of its first representation, what may be explained as a means of identification with the eventual reader who knew the novella. At the same time, Jekyll/Hyde suffers considerable moral and visual changes, especially in Hyde, who gains more space in the narrative and ultimatelly differs himself from the figure of the victorian vilain.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectThe Strange Case of Dr. Jekyll and Mr. Hydeen
dc.subjectStevenson, Robert Louis, 1850-1894pt_BR
dc.subjectMoore, Alan, 1953-pt_BR
dc.subjectThe League of Extraordinary Gentlemenen
dc.subjectO'Neill, Kevin, 1953-pt_BR
dc.subjectIntertextualityen
dc.subjectGothic genreen
dc.subjectIntertextualidadept_BR
dc.subjectGóticopt_BR
dc.subjectComicsen
dc.subjectHistória em quadrinhospt_BR
dc.titleUma reinterpretação da dualidade : análise da representação do personagem duplo Jekyll/ Hyde em O médico e o monstro e A liga extraordináriapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001017579pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.degree.graduationLetras: Português e Inglês: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples