Literatura na sala de aula : formando sujeitos leitores
dc.contributor.advisor | Sanseverino, Antônio Marcos Vieira | pt_BR |
dc.contributor.author | Kothe, Ana Júlia | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-04-20T02:34:45Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/156937 | pt_BR |
dc.description.abstract | A proposta desse trabalho é refletir sobre o ensino de literatura nas escolas brasileiras a partir de experiências de leituras literárias. A educação escolar tem papel fundamental na formação de cidadãos críticos e participativos em uma sociedade, sendo as aulas de literatura de extrema importância, pois, é onde os alunos têm a oportunidade de vivenciar e compartilhar práticas sociais de leitura. Para isso, portanto, é necessário que o professor realize uma seleção das obras literárias a serem trabalhadas durante todo o Ensino Médio da Educação Básica. Ao longo do trabalho, destaco como esse método é realizável através de práticas de leitura a partir da poesia de Fernando Pessoa – seleção da obra realizada pela lista de leituras obrigatórias do concurso de vestibular UFRGS 2017. Desse modo, e trabalhando com a atualidade da obra (não com a contemporaneidade), contribui-se para a formação de leitores literários. | pt_BR |
dc.description.abstract | The purpose of this work is to reflect on literature teaching in Brazilian schools based on literary reading experiences. School education has an essential role in the development of critical and engaged citizens in a given society, thus, literature classes are extremely important because it is when students have the opportunity to experience and share reading social practices. For this is necessary that the teacher prepares a selection of literary works to be studied during the whole high school and elementary school. In this work, by focusing on Fernando Pessoa’s poetry, I highlight how such method is viable through reading practices – selection of literary work carried out by the list of required reading vestibular contest UFRGS 2017. Thus, and working constantly with the book’s current aspects (not with contemporaneity), it contributes to the improvement of literary reader’s education. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Pessoa, Fernando, 1888-1935 | pt_BR |
dc.subject | Education | en |
dc.subject | Literature | en |
dc.subject | Ensino de literatura | pt_BR |
dc.subject | Social practices | en |
dc.subject | Ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Prática social | pt_BR |
dc.subject | Reading experiences | en |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Formação de leitores | pt_BR |
dc.title | Literatura na sala de aula : formando sujeitos leitores | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001016203 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Letras | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2016 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Letras: Português e Literatura Portuguesa: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Letras (1206)